Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, F. C. dos
dc.contributor.authorOLIVEIRA, C. A. de
dc.contributor.authorGOMES, E. A.
dc.contributor.authorPOLIDORO, J. C.
dc.contributor.authorMARRIEL, I. E.
dc.contributor.authorGOMES, T. C.
dc.contributor.authorSILVA, U. de C.
dc.date.accessioned2024-04-22T11:52:57Z-
dc.date.available2024-04-22T11:52:57Z-
dc.date.created2013-02-21
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. 1 CD-ROM. Fertbio 2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950307-
dc.descriptionA associação de rochas fosfatadas com microrganismos solubilizadores surge como alternativa à utilização dos fertilizantes tradicionais. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a produtividade de biomassa de milheto em resposta à adubação com rochas fosfatadas associadas a microrganismos solubilizadores. Foi instalado um experimento em casa de vegetação, utilizando o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de um fatorial 2x2x5 + 2, sendo os fatores em estudo duas rochas fosfatadas (Itafós e Bayovar), com e sem fonte orgânica (cama de frango), cinco tratamentos relacionados à utilização de microrganismos solubilizadores de P (1- fungo – F14, bactérias – 2- B32 e 3- B70, 4- B70+B32 e 5- sem microrganismos) e dois tratamentos adicionais: testemunha sem P e adubação com superfosfato triplo. Foi avaliada a produtividade de matéria verde e seca da parte aérea do milheto, aos 45 dias após o plantio, de três cultivos sucessivos, bem como a soma desses cultivos. A produtividade da biomassa de milheto foi maior na presença da fonte orgânica e, de forma geral, para a rocha Bayovar, com ou sem a fonte orgânica. Considerando o fator microrganismo, houve maior produtividade de biomassa do primeiro cultivo para o tratamento B70+B32 em relação ao tratamento sem microrganismos. Para o terceiro cultivo não se verificou diferença entre a maioria dos tratamentos com microrganismos e sem. Enquanto a matéria seca total foi maior para a B70 em relação ao tratamento sem microrganismos. Para o segundo cultivo e matéria verde total não houve diferença entre as médias dos tratamentos avaliados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFertilização
dc.subjectFosfato natural
dc.subjectBiossolubilização
dc.subjectFertilizante alternativo
dc.titleBiomassa de milheto em resposta à adubação com rochas fosfatadas associadas a microrganismos solubilizadores.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id950307
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-22
dc.contributor.institutionFLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; CHRISTIANE ABREU OLIVEIRA PAIVA, CNPMS; ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; TALITA CAMARGOS GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; UBIANA DE CÁSSIA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Biomassa-milheto.pdf65,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace