Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950452
Título: Divergência genética entre genótipos de mandioca brava e macaxeira por meio de caracteres físico-químicos de raiz.
Autoria: ARAÚJO, F. das C. B. de
MOURA, E. F.
CUNHA, R. L.
FARIAS NETO, J. T. de
Afiliação: FRANCISCA DAS CHAGAS BEZERRA DE ARAÚJO, UFRA; ELISA FERREIRA MOURA CUNHA, CPATU; ROBERTO LISBOA CUNHA, CPATU; JOAO TOME DE FARIAS NETO, CPATU.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade genética entre 47 genótipos de mandioca com base em onze caracteres físico-químicos de raiz. Dos 47 genótipos, 31 eram do tipo mandioca brava e 16 do tipo macaxeira. Foram avaliados os caracteres % de acidez, % de glicose, frutose e sacarose, % de brix, cianeto total (mg/kg), cianeto livre (mg/kg), % de cinzas, pH, % de proteína e % de umidade. O dendrograma gerado pelo método UPGMA com distâncias euclidianas médias mostrou a separação das macaxeiras em um grupo, em que uma mandioca brava também se inseriu. Os primeiros componentes principais explicaram 58% da variação, e a plotagem dos scores em gráfico também mostrou a separação das mandiocas bravas das macaxeiras. Curiosamente, o caráter menos informativo para a análise de diversidade foi o de cianeto total.
Thesagro: Banco de Germoplasma
Manihot Esculenta
Mandioca
Palavras-chave: Análise multivariada
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
263.pdf515,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace