Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/962579
Título: Grau de acamamento e tipo de porte de linhagens de feijão-caupi do grupo ereto e semi-ereto, no Norte de Minas Gerais.
Autoria: CARVALHO, A. J. de
ROCHA, M. de M.
SILVA, K. J. D. e
BRITO, O. G.
OLIVEIRA, M. B. de
SOUZA, A. A. de
Afiliação: ABNER JOSÉ DE CARVALHO, UNIMONTES; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; ORLANDO GONÇALVES BRITO, UNIMONTES; MARINA BORGES DE OLIVEIRA, UNIMONTES; ANDREY ANTUNES DE SOUZA, UNIMONTES.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar o grau de acamamento e o tipo de porte de linhagens de feijão-caupi de porte ereto e semi-ereto, nas condições de cultivo do Norte de Minas Gerais. O experimento foi composto por 20 tratamentos, referentes a dezesseis linhagens selecionadas no Ensaio Preliminar de Rendimento conduzido pela Embrapa Meio Norte, mais quatro cultivares comerciais, que juntas compõem o ensaio de Valor de Cultivo e Uso (VCU) de porte ereto e semi-ereto. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da UNIMONTES, em Janaúba-MG. As parcelas foram compostas por quatro fileiras de plantas espaçadas de 0,5 m entre si, com cerca de 10 plantas por metro. As avaliações para classificação do grau de acamamento e do tipo de porte foram realizadas na fase de maturação de vagens, com base em escalas de notas visuais pré-determinadasAs avaliações de porte e acamamento ocorreram quando as vagens atingiram a maturidade, avaliando-se todas as plantas da parcela por meio de uma escala de notas visuais de 1 a 5. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, sendo os efeitos das linhagens estudados por meio do teste de Scott-knott a 5 % de significância. As linhagens MNCO3-737F-5-9, MNCO3-737F-5-10, MNCO-737F-5-1, MNCO3-737F-5-4, MNCO2-682F-2-6, MNCO2-675F-9-2 e MNCO2-684F-5-6 apresentam menor grau de acamamento, não diferenciando-se estatisticamente das cultivares comerciais BRS-CAUAMÉ e BRS-ITAIM, nas condições de cultivo do Norte de Minas Gerais. Em relação ao porte das plantas, não houve efeito significativo de linhagens e cultivares.
Thesagro: Melhoramento
Vigna Unguiculata
Palavras-chave: Ensaios de VCU
Notas: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/138c.pdf. Acesso em: 23 jul. 2013.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
138c.pdf251,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace