Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964564
Título: Avaliação físico-química e microbiológica de águas minerais comercializadas em Belém-Pará.
Autoria: SILVEIRA NETA, J. de J. da
MATTIETTO, R. de A.
CARVALHO, A. V.
COSTA, R. F. da
LIMA, A. C. da C.
Afiliação: JULIETA DE JESUS DA S NETA LANES, CPATU; RAFAELLA DE ANDRADE MATTIETTO, CPATU; ANA VANIA CARVALHO, CPATU; IFPA; IFPA.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 4., 2012, Gramado. Retorno às origens?: anais. Gramado: SBCTA-RS, 2012.
Conteúdo: Anualmente nota-se um aumento significativo no consumo de água mineral em todo o mundo, impulsionado pela percepção de que este consumo estaria ligado a um estilo de vida saudável, e por se acreditar que estes produtos seriam seguros. Contudo, muitas vezes estas águas contém substâncias tóxicas e microrganismos nocivos a saúde humana, estando este último ponto relacionado principalmente aos sistemas de envase e assepsia dos recipientes. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química (pH, nitrato, dureza e cloreto) e microbiológica (coliformes e bactérias heterotróficas) de cinco marcas de águas minerais comercializadas em Belém- Pará, sendo duas delas provenientes de envases de outros estados. De acordo com os resultados, as marcas A, B e E se mostraram impróprias para o consumo humano, o que indica a necessidade de uma maior atenção às empresas regionais de envase, uma vez que estas foram oriundas do estado do Pará.
Thesagro: Água Mineral
Contaminação
Qualidade
Palavras-chave: Pará
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
036979.pdf173,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace