Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965413
Título: Estabilidade de agregados em sistemas de cultivo da soja em sucessão à Urochloa sp.
Autoria: CAETANO, J. O.
BENITES, V. de M.
FERREIRA FILHO, W. C.
GUIMARÃES, G. S.
BARCELOS, J. G. E.
PAULINO, H. B.
Afiliação: Jeander Oliveira Caetano, Bolsista de DCR FAPEG/CNPq; Programa de Pós-graduação em Agronomia; Universidade Federal de Goiás; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; Wander Cruvinel Ferreira Filho, Pesquisador, Centro Tecnológico Comigo, Anel viário Paulo Campos; Getúlio Sousa Guimarães, BOLSISTA EMBRAPA SOLOS; Josué Guimarães Evangelista Barcelos, BOLSISTA EMBRAPA SOLOS; Helder Barbosa Paulino, Universidade Federal de Goiás.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO SOLO, 34., 2013. Florianópolis. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: O uso da Urochloa sp. como cobertura vegetal do solo na entressafra tem ocasionado o aumento do rendimento da soja em sucessão. O objetivo deste trabalho foi avaliar a estabilidade dos agregados, densidade do solo, porosidade do solo, matéria orgânica do solo e o rendimento da soja em um Latossolo Vermelho sob quatro sistemas de cultivo de entressafra em Rio Verde - GO, dentre os quais dois sistemas incluíram a Urochloa sp. O delineamento foi em blocos ao acaso, com quatro repetições, em parcelas subdivididas 2x4 (as formas de correção do solo parcelada anual e total inicial e os tipos de cobertura de solo Urochloa brizantha, milho + U. ruziziensis, milho solteiro e pousio). A cultura da soja foi implantada em toda a área na safra 2011/2012. Durante a floração da soja realizou-se as amostragens de solo, na profundidade de 0 a 10 cm, para as determinações da estabilidade de agregados em água, densidade do solo, porosidade do solo e matéria orgânica do solo. Ao final do ciclo determinou-se o rendimento dos grãos de soja. O uso de U. brizantha em sucessão à soja, favorece o aumento da agregação entre 4,76 e 2,00 mm e reduz a densidade do solo, na camada de 0 a 10 cm de profundidade, quando comparado com as sucessões com milho + U. ruziziensis, milho solteiro e pousio. Isso provavelmente auxilia no maior rendimento da soja em sucessão à U. brizantha.
Thesagro: Brachiaria
Cobertura do Solo
Manejo do Solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estabilidadedeagregados.pdf106,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace