Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970311
Título: Avaliação de uma progênie de cupuaçuzeiro para fins de mapeamento genético.
Autoria: OLIVEIRA, H. O. de
ALVES, R. M.
SANTOS, C. R. dos
RAMOS, G. K. de S.
Afiliação: Hellen Oliveira de Oliveira, BOLSISTA CPATU; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; Carolina Ramos dos Santos, BOLSISTA CPATU; Gleyce Kelly de Sousa Ramos, BOLSISTA CPATU.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013. 1 CD-ROM. PIBIC 2013.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi dar continuidade à pesquisa para detectar loci controladores de características quantitativas (QTLs) ligados à resistência à vassourade- bruxa em uma progênie obtida do cruzamento entre pais com resistência contrastante. Os marcadores genéticos utilizados foram primers microssatélites desenvolvidos para o cupuaçuzeiro. O experimento foi realizado no Laboratório de Genética da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, PA, empregando o DNA extraído de tecido foliar sadio de 200 plantas de uma progênie obtida a partir de cruzamentos controlados entre os clones 174 (resistente) e 1074 (susceptível). Após a extração, foi realizado um teste com 27 primers microssatélites os quais demonstraram ótima amplificação e polimorfismo. Foi obtido um total de 55 alelos, com média de 2,037 alelos/loco, sendo três o máximo de alelos por loco. O fingerprint de cada indivíduo será utilizado para a elaboração dos mapas de ligação
Thesagro: Cupuaçu
Palavras-chave: Vassoura-de-bruxa
Marcadores genéticos
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo21.pdf49,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace