Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971460
Título: Análise do mercado paraense de mel no período de 1995 a 2010.
Autoria: MONTEIRO, E. S.
MENEZES, A. J. E. A. de
HOMMA, A. K. O.
SIOLVA, S. C.
Afiliação: EDNEY SARAIVA MONTEIRO, UFC; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; SAMYA CAYRES SILVA, UFPA.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 51., 2013, Belém, PA. Novas fronteiras da agropecuária no Brasil e na Amazônia: desafios da sustentabilidade: anais. Belém, PA: SOBER, 2013.
Conteúdo: Este artigo tem como objetivo analisar a situação do mercado de mel mundial e a nível brasileiro, mais especificamente do Estado do Pará. Para tanto, foram utilizados dados secundários das bases estatísticas do IBGE e FAO. Os resultados mostraram que a China ainda é a principal produtora do mel in natura, possuindo grande influência nos preços no mercado mundial apícola, e o Brasil, em 2010, aparece em 10º lugar no ranking de produção. No aspecto produtivo brasileiro, a região norte participa de uma pequena escala da produção, tendo como principal Estado produtor o Pará. Depois de utilizar a metodologia dos mínimos quadrados como ferramenta econométrica para o cálculo da demanda paraense de mel in natura, obteve-se a proporção da quantidade demandada de mel em relação ao seu preço e à renda per capita paraense.
Thesagro: Apicultura
Mel
Palavras-chave: Mercado paraense
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2540.pdf798,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace