Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973616
Título: Avaliação de teste alternativo para determinar a viabilidade de sementes de adubos verdes e milho.
Autoria: ARRUDA, E. S. de
OLIVEIRA, W. P. de
CONCEIÇÃO, C. A. da
ZANELLA, M. S.
FONSECA, T. P. de L.
REIS, R. C.
BORSATO, A. V.
FEIDEN, A.
Afiliação: EDMAR SEBASTIÃO DE ARRUDA, UFMS; WILLIAN PEREIRA DE OLIVEIRA, UFMS; CRISTIANO ALMEIDA DA CONCEIÇÃO, UFMS; MAYARA SANTANA ZANELLA, UFMS; TAYRINE PINHO DE LIMA FONSECA, UFMS; ROSAINA CUIABANO REIS, UFMS; AURELIO VINICIUS BORSATO, CPAP; ALBERTO FEIDEN, CPAP.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SOCIOECONÔMICOS DO PANTANAL, 6.; EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PANTANAL, 1., 2013, Corumbá, MS. Desafios e soluções para o Pantanal: resumos. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2013.
Páginas: 4p.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência de um teste alternativo para determinar a viabilidade de sementes de Crotalaria juncea, C. ochroleuca, C. espectabilis e milho (Zea mays) variedade BR 274, utilizadas como adubos verdes. Os Tratamentos (T) foram: T1- teste de germinação padrão em germinador de câmara e T2?teste de germinação em prateleira. Em ambos os tratamentos, para cada espécie foram tomadas ao acaso quatro repetições de 50 sementes. No T1, foi utilizado papel germinação Germilab esterilizado em estufa de secagem normal e ventilação fechada. As folhas de papel com as sementes foram enroladas, colocadas em bandejas de plástico e levadas ao germinador equipado com quatro lâmpadas fluorescentes de 2000 lux, programado para fotoperíodo de 12 horas e temperatura de 25°C. No T2, foram utilizadas folhas de papel toalha de uso doméstico. As folhas de papel com as sementes foram colocadas em sacos plásticos transparentes finos de supermercado e levados para um armário, permanecendo à temperatura ambiente. Os resultados mostraram que para todas as espécies, não foram observadas diferenças estatísticas significativas para as médias de porcentagem de germinação entre os tratamentos. Quanto ao Índice de velocidade de germinação, todas as espécies apresentaram maiores valores no T2, ha vendo diferença significativa entre os tratamentos apenas para o milho. Os valores próximos e não diferentes estatisticamente dos resultados obtidos nos tratamentos permitiram concluir que o teste alternativo é eficaz para determinar a viabilidade das sementes das espécies testadas.
Thesagro: Germinação
Palavras-chave: Germinador de câmara
Tecnologia adaptada
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RE32.pdf119,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace