Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/975470
Título: Dinâmica espectro-temporal MODIS em plantios de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex. Ducke) Barneby) associada a diferentes condições hídricas do solo na Amazônia brasileira.
Autoria: MONTEIRO, D. C. A.
VETTORAZZI, C. A.
MARTORANO, L. G.
DIAS, C. T. dos S.
BRIENZA JUNIOR, S.
LISBOA, L. S.
MONTEIRO, L. D. A.
MELLO, M. N. de
BIASE, A. G.
Afiliação: DAIANA C. A. MONTEIRO, MESTRANDA ESALQ; CARLOS A. VETTORAZZI, ESALQ; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; CARLOS T. DOS S. DIAS, ESALQ; SILVIO BRIENZA JUNIOR, CPATU; LEILA S. LISBOA, DOUTORANDA ESALQ; LUCIANA D. A. MONTEIRO, MESTRANDA UFPA; MARCELLO N. DE MELLO, MESTRANDA ESALQ; ADRIELE GIARETTA BIASE, DOUTORANDA ESALQ.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 18.; REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 7., 2013, Belém, PA. Cenários de Mudanças Climáticas e a Sustentabilidade Socioambiental e do Agronegócio na Amazônia. [Belém, PA: UFPA], 2013.
Conteúdo: As características de absorção e reflectâncias nas faixas do vermelho e infravermelho próximo em dosséis, tanto de plantios como de vegetação natural, auxiliam na identificação de respostas espectrais em diversas condições de tempo e clima. Objetivou-se avaliar o comportamento espectral em plantios de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby) nos períodos de maior e de menor oferta hídrica, em Dom Eliseu, Pa. Foram analisados dados meteorológicos, balanços hídricos (CAD=300 mm) e respostas em NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) extraídos do sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer). As imagens-índice referentes aos meses de janeiro a dezembro foram processadas no software Envi 4.5 e retiradas amostras com base em dados de verdade terrestre. Os dados foram analisados estatisticamente, aplicando-se teste de média e análise de perfil por meio de técnicas uni e multivariadas. Verificou-se que existe tendência no vigor do paricá, com decrescimento de 0,85 a 0,68, nos meses de maior deficiência hídrica, em nível de significância de 5 %. Conclui-se que o NDVI respondeu significativamente à condição hídrica do solo, em plantios de paricá, no Estado do Pará.
Thesagro: Deficiência Hídrica
Palavras-chave: Plantios florestais
Comportamento espectral
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaianaMonteiroCBAGRO2013.pdf232,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace