Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977131
Título: Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de mandioca (Manihot esculenta Crantz) para a produção de raízes e amido no estado de Sergipe: safra 2007/2008.
Autoria: CARVALHO, H. W. L. de
RANGEL, M. A. S.
SANTOS, V. da S.
PINHO, J. L. N. de
ALVES, M. C. S.
GOMES, M. C. M.
Afiliação: HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; MARCO ANTONIO SEDREZ RANGEL, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; JOÃO LICÍNIO NUNES DE PINHO, CENTEC, RN; MARIA CLÉA SANTOS ALVES, EMPARN; MAITTE CAROLINA MOURA GOMES.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Atualmente a área cultivada com a mandioca no Nordeste brasileiro é de 816 mil hectares, com uma produção de 8 milhões de toneladas de raízes tuberosas e produtividade de 9,87 ton/ha (IBGE, 2010). No Estado Sergipe essa cultura ocupa área de 33 mil hectares, respectivamente, apresentando produtividade média de 14,88 ton/ha de raízes tuberosas (IBGE, 2010). Essa produtividade está aquém do potencial produtivo da espécie, principalmente, devido às práticas agrícolas ineficientes e cultivares geneticamente inferiores (RIMOLDI et al., 2003). Para Cock & Lynam (1982), esse problema poderia ser minimizado mediante a utilização de germoplasma geneticamente superior. Carvalho et al. (2009) obtiveram aumentos expressivos de raízes tuberosas em relação à média regional, em ensaios realizados no Estado de Sergipe, na safra 2005/2006, atingindo patamares de 50 ton/ha com as cultivares BRS Poti Branca, BRS Jarina e Lagoão. O teor de matéria seca é, normalmente, a característica que determina o maior ou menor valor pago pelas indústrias aos produtores no momento da comercialização, uma vez que está diretamente relacionada ao rendimento industrial dos diversos produtos derivados da mandioca (SARMENTO, 1997). Conceição (1987) ressalta que o ideal é que as cultivares de mandioca apresentem teores de amido superiores a 30%. O objetivo deste trabalho foi averiguar a adaptabilidade e a estabilidade de cultivares de mandioca quanto à produção e amido em diversos ambientes do Estado de Sergipe.
Thesagro: Mandioca
NAL Thesaurus: Cassava
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADAPTABILIDADEEESTABILIDADE076melhoram20670RANGEL.pdf44,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace