Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978523
Título: Nematóides nos Sistemas de Produção de Algodão em Mato Grosso
Autoria: GALBIERI, R.
SILVA, J. F. V.
ASMUS, G. L.
RIBEIRO, N. R.
VAZ, C. M. P.
TORRES, E. D.
SALLES, Á. L. O.
FARIAS NETO, A. L. de
FALEIRO, V. de O.
LAMAS, F. M.
CHITARRA, L. G.
RODRIGUES, S. M. M.
MATOS, E. da S.
SPERA, S. T.
MAGALHAES, C. A. de S.
MORAES, M. C. M. M. de
ZOLIN, C. A.
Afiliação: Rafael Galbieri, IMAMT; JOAO FLAVIO VELOSO SILVA, CPAMT; GUILHERME LAFOURCADE ASMUS, CPAO; Neucimara R. Ribeiro, APROSMAT; CARLOS MANOEL PEDRO VAZ, CNPDIA; Elio D. Torres, IMAMT; Álvaro L. O. Salles, IMAMT; AUSTECLINIO LOPES DE FARIAS NETO, CPAMT; VALERIA DE OLIVEIRA FALEIRO, CPAMT; FERNANDO MENDES LAMAS, CPAO; LUIZ GONZAGA CHITARRA, CNPA; SANDRA MARIA MORAIS RODRIGUES, CNPA; EDUARDO DA SILVA MATOS, CPAMT; SILVIO TULIO SPERA, CPAMT; CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT; MARCELO CARAUTA M M DE MORAES, CPAMT; CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 9., 2013, [Brasília]. [Algodão: gestão e otimização de resultados: a cadeia produtiva unida por uma só meta]: Livro de Resumos... Cuiabá, MT: AMPA, 2013. Não Paginado, Palestra, Mesa Redonda 4: Manejo Integrado dos Nematoides. 1 Pendrive.
Conteúdo: A ocorrência de nematóides fitoparasitas causando danos no algodoeiro é histórica no Brasil, e foi verificada em todas as regiões onde a cultura foi explorada, como São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e, mais recentemente, em Mato Grosso. Os danos verificados variam de leves, onde a área de ataque é pequena, a grandes, especialmente em locais onde o nematóide está disseminado na maior parte da área da lavoura. Existem diversos estudos sobre como manejar a população dos nematóides, de forma a minimizar os danos. As estratégias baseiam-se no uso de cultivares resistentes, rotação de culturas, plantas de cobertura, manejo da fertilidade e característica físicas dos solos, entre outros. Estas estratégias de controle estão disponíveis na literatura, como em Galbieri et al. (2012). Para que a melhor estratégia possa ser utilizada, é fundamental conhecer o sistema de produção na qual o produtor está trabalhando, o histórico da área, bem como suas condições físicas, químicas, biológicas, etc. Este trabalho apresenta um esforço nesta direção, realizado em parceria entre o Instituto Mato-grossense de Algodão (IMA), a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e a Embrapa (Embrapa Algodão, Embrapa Instrumentação, Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Agrossilvipastoril), que foi iniciado em 2012 e continuará a ser realizado em 2013. O objetivo do trabalho é avaliar a ocorrência de espécies de fitonematóides associados à cultura do algodoeiro no estado de MT, e correlacionar estes dados com características físicas, químicas e biológicas do solo, possibilitando analisar essas relações para indicar medidas de manejo desses parasitas no estado.
Thesagro: Algodão
Física do Solo
Química do Solo
Solo
Palavras-chave: Nematóides
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cpamtsilvacongbrasalgodao2013.pdf548,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace