Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/979634
Título: Ocorrência de espécies vegetais nativas da Amazônia e suas distribuições em dois municípios no entorno da Floresta Nacional do Tapajós: ênfase na família Arecacea.
Autoria: PIMENTEL, M. S.
MARTORANO, L. G.
MONTEIRO, D. C.
BATALHA, S. S. A.
BARBOSA, AL. M. da S.
Afiliação: Müller Silva Pimentel, MESTRANDO UEPA; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; Daiana Carolina Monteiro, ESALQ; Sarah Suely Alves Batalha, MESTRANDA UEPA; Aline Michelle da Silva Barbosa, GRADUANDA UFRA.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 2., 2013, Belém, PA. [Anais]. [Belém, PA]: Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, 2013.
Páginas: v. 2, p. 265-270.
Conteúdo: A Floresta Nacional do Tapajós é uma Unidade de Conservação (UCs) criada em 1974, mas em 2012 houve redução de sua área total, perdendo aproximadamente 17.851 hectares. É um ambiente com uma alta diversidade botânica com oferta de bens e serviços ecossistêmicos às populações que residem no local e em seu entorno. O objetivo do trabalho foi avaliar ocorrências de famílias e espécies botânicas para identificar a diversidade florística em municípios no entorno da Flona Tapajós. Foram utilizados dados obtidos no Museu Paraense Emílio Goeldi, na base Brahms. Fez-se a análise de ocorrências em nível de Família e quantidade de Espécies, separando as três categorias taxonômicas mais expressivas e comparado com as ocorrências de Arecacea. Destaca-se que as palmeiras apresentam importância na economia, habitação, alimentação de populações tradicionais na Amazônia, além de alguns táxons seremindicadores em processo de sucessão ecológica. Usando ferramentas de sistema de informação geográfica (SIG) fez-se a representação por percentuais das três famílias dominante na base de dados. Os resultados evidenciaram que as três Famílias predominantes foram a Compositae, Bignoniaceae e Cyperaceae com maior número de espécies. A família Compositae predominou com 42%%, seguido da Cyperaceae com 21% e 12% com a Bignoniaceae, identificadas na base de dados de Belterra, evidenciando contribuições da Flona Tapajós, nessa composição florística. Observou-se que a Família Arecaceae ocorre em menor quantidade em relação às Famílias citadas, mesmo assim, observou-se que 67% das espécies concentram-se em Belterra e 33% em Santarém. Conclui-se que a maior representatividade florística se encontra no entorno da Floresta Nacional do Tapajós, reforçando a importância da Flona na riqueza fitológica da região.
Palavras-chave: Espécies
Palmeiras
Belterra
Santarém
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p265.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace