Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/989541
Título: Caracterização físico-química de efluentes contaminados com agrotóxicos oriundos da produção de uva de mesa: para propor um sistema de tratamento
Autoria: AMORIM JÚNIOR, A. C.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, E. C. de
SOUZA, L. S. da S.
SILVA, H. V. C. da
SILVA, P. T. de S. e
Afiliação: ALMIR COSTA AMORIM JUNIOR, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IF Sertão; EDEN CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE JÚNIOR, ITEP, Recife; LAYANNY SAMARA DA SILVA SOUZA, Estudante de Química, IF-Sertão, estagiário da Embrapa Semiárido; HELLEN VIENNA CORDEIRO DA SILVA, Estudante de Química, IF-Sertão, estagiário da Embrapa Semiárido; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: SIMPÓSIO ÍTALO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 12., 2014, Natal. Gestão integrada, avanços tecnológicos e regulação. Natal: ABES, 2014.
Conteúdo: O Vale do São Francisco tem se destacado, nacional e internacionalmente, pela produção de frutas. O uso de agrotóxicos é fundamental para tratamento fitossanitário das culturas, visando o controle de pragas e doenças que inviabilizam a produção, principalmente na cultura da uva. O descarte dos efluentes contaminados com agrotóxicos originados das sobras de caldas de pulverizações e lavagem de equipamentos tem sido um problema ambiental para a região. Os produtores têm utilizado várias técnicas de descarte de efluentes, entre elas a construção de tanques de evaporação, incineradores, filtros de carvão, brita e areia, e uso de vaporizadores. A maioria dos produtores tem utilizado o tanque de evaporação para o descarte destes efluentes, porém a falta de orientação e informações precisas sobre esta prática faz com que alguns deles descartem de forma indiscriminada as sobras das caldas de produtos utilizados em pulverizações. Diante desta problemática, é importante que se faça uma caracterização dos efluentes gerados do resto de caldas de pulverização de agrotóxicos. Esse estudo foi realizado em nove fazendas produtoras de uvas, localizadas em Petrolina-PE, a fim de caracterizar o efluente gerado em relação aos parâmetros físicos e químicos: pH, Temperatura, condutividade, nitrogênio, fósforo, cloreto, DBO5, DQO, COT e Turbidez. A caracterização realizada desstes efluentes resultou na indicação de um tratamento biológico para maioria dos efluentes, embora outros estudos precisem ser realizados.
Thesagro: Meio ambiente
Agrotóxico
Impacto Ambiental
Poluição
Tratamento
NAL Thesaurus: Environment
Pesticides
Environmental impact
Pollution
Palavras-chave: Efluentes
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PaulaTereza12014.pdf81,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace