Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/999761
Título: Características morfogênicas de dois tipos de perfilhos e produção de biomassa do capim-massai adubado com nitrogênio durante o estabelecimento.
Autoria: LOPES, M. N.
CÃNDIDO, M. J. D.
POMPEU, R. C. F. F.
SILVA, R. G. da
LACERDA, C. F. de
BEZERRA, F. M. L.
Afiliação: Marcos Neves Lopes, Pós-graduação - Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza, CE, Brasil; Magno José Duarte Cândido, UFC - Fortaleza, CE, Brasil; Roberto Cláudio Fernandes Franco Pompeu, CNPC; Rodrigo Gregório da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus de Limoeiro do Norte - Limoeiro do Norte, CE, Brasil; Claudivan Feitosa de Lacerda, UFC - Fortaleza, CE, Brasil; Francisco Marcus Lima Bezerra, UFC - Fortaleza, CE, Brasil.
Ano de publicação: 2014
Referência: Bioscience Journal, Uberlandia, v. 30, n. 5, p. 666-677, Oct. 2014. Supl. 2.
Conteúdo: Resumo: Objetivou-se avaliar as características morfogênicas de dois tipos de perfilhos (principal e primário) e a produção de biomassa do capim-massai durante o estabelecimento em casa de vegetação sob cinco doses de nitrogênio (0; 150; 300; 450 e 600 mg dm-3) em um delineamento inteiramente casualizado, em arranjo de parcelas subdivididas, com cinco repetições. A dose de nitrogênio para cada tratamento foi dividida em duas, sendo a primeira metade aplicada logo após o desbaste final (13 DAE) e a segunda metade aplicada 14 dias após a primeira. Foram identificados seis perfilhos (três principais e três primários) em cada unidade experimental, para posterior acompanhamento e determinação das variáveis do fluxo de biomassa. A taxa de alongamento foliar foi incrementada pelas doses de nitrogênio (N) e o perfilho principal apresentou maior valor em relação ao primário. A dose de 600 mg N dm-3 de solo, proporcionou um incremento de 17,4% na taxa de alongamento foliar em relação às plantas que não receberam nitrogênio. A taxa de alongamento dos colmos não foi influenciada com a elevação das doses de nitrogênio, com o perfilho primário apresentado maior valor para a referida variável. A taxa de senescência foliar posterior não foi influenciada pelas doses de N, porém foi superior para o perfilho principal. O número de folhas vivas por perfilho e a taxa de aparecimento foliar responderam positivamente a adubação nitrogenada, com o perfilho principal mostrando-se superior para ambas as variáveis e sendo verificada resposta inversa para o filocrono. Verificaram-se valores estimados de 0,135 e 0,154 folhas dia-1 perf-1 para a taxa de aparecimento foliar e de 7,49 e 6,56 dias folha-1 (filocrono) para 0 e 600 mg N dm-3 de solo, respectivamente. A biomassa de forragem total foi incrementada com as doses de nitrogênio. A adubação nitrogenada influencia positivamente as características morfogênicas e a produção de biomassa do capim-massai até a dose de 600 mg de N dm-3 de solo. [Morphogenic characteristics of two tillers types and biomass production of massai grass under nitrogen fertilization during the establishment].
Thesagro: Nutrição vegetal
Panicum maximum
Planta forrageira
Fertilizante
Nitrogênio
Adubação foliar
Morfogenese
NAL Thesaurus: Nitrogen fertilizers
Morphogenesis
Plant nutrition
Tillering
Palavras-chave: Capim massai
Fluxo de biomassa
Panicum infestum
Perfilho
Adubação nitrogenada
Foliar fertilization
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
apCaracteristicas.pdf201,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace