Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000835
Título: Análise da influência da mata ciliar na bacia do rio Japaratuba-mirim, Sergipe, sobre o escoamento superficial e produção de sedimentos simulados com o modelo Swat.
Autoria: ARAGAO, R. de
CRUZ, M. A. S.
AMORIM, J. R. A. de
MENDONCA. L. C.
PANTALEAO, S. de M.
SCHNEIDER, E. H. M.
FIGUEIREDO, E. E. de
SRINIVASAM, V. S.
Afiliação: MARCUS AURELIO SOARES CRUZ, CPATC; JULIO ROBERTO ARAUJO DE AMORIM, CPATC.
Ano de publicação: 2013
Referência: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 20., 2013, Bento Gonçalves. Água desenvolvimento econômico e sócioambiental: anais. Bento Gonçalves, RS: ABRH, 2013.
Conteúdo: A necessidade cada vez mais crescente por recursos naturais fez crescer o desmatamento em bacias hidrográficas, levando, em alguns casos, a completa extinção da vegetação, principalmente nas áreas de nascente e da mata ciliar. A mata ciliar contribui para o incremento de recarga para os aqüíferos, redução da energia do rio e da carga poluidora que chega até o rio. Faz-se necessário, portanto, determinar a área de vegetação que pode ser preservada como mata ciliar e qual seria a influencia desta para a redução da produção de sedimento e o aumento da infiltração. Esta verificação foi conduzida através da aplicação do modelo SWAT (Neitsch, 2005) à bacia do Rio Japartuba-Mirim (SE), considerando a condição de uso e cobertura da terra existente no ano 2000 (C1), uma faixa de 50 m (C2) e de 200 m (C3) de mata ciliar. Os resultados mostram que houve o incremento da recarga para os aqüíferos (cenários C1 para C2 e C3), redução do escoamento superficial que chega ao exutório e redução da carga de sedimento, porém o resultado foi mais expressivo para o cenário C3.
Thesagro: Mata Ciliar
Palavras-chave: Rio Japaratuba
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bf67f434b3f0e07b12cf7edfd0eddae4ffcece2404cfd9e8334ad5dddec788a8.pdf874,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace