Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001222
Title: Desempenho de fêmeas bubalinas suplementadas com torta de palmiste mantidas em sistema de lotação intermitente.
Authors: AMARAL JUNIOR, J. M. do
BRCKO, C. C.
MORAIS, E. de
MARTORANO, L. G.
NAHUM, B. de S.
LOURENÇO JUNIOR, J. de B.
RÊGO, A. C. do
SILVA, A. G. M. e.
Affiliation: João Maria do Amaral Júnior, DOUTORANDO; Carolina Carvalho Brcko, DOUTORANDA; Eziquiel de Morais, DOUTORANDO; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; BENJAMIM DE SOUZA NAHUM, CPATU; José de Brito Lourenço Júnior, UEPA; Aníbal Coutinho do Rêgo, UFRA; André Guimarães Maciel e Silva, UFPA.
Date Issued: 2014
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 24., 2014, Vitória. A zootecnia fazendo o Brasil crescer: anais... Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2014.
Description: Foi avaliado o desempenho de fêmeas bubalinas suplementadas a base de coproduto da agroindústria do dendê mantidas em pasto de Brachiaria brizantha cv. Marandu em sistema de lotação intermitente. A área foi dividida em oito piquetes experimentais com dimensões que variam de 0,9 a 2,1 ha cada. Utilizaram-se 24 fêmeas com idade e peso médio iniciais de 54 meses e 503,1 kg, respectivamente, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (níveis de suplementação) e seis repetições por tratamento. Os níveis de suplementação de torta de palmiste foram determinados em função do peso corporal (PC): 0% (TC), 0,25% (TP1), 0,50% (TP2), 1,0% (TP3), sendo que todos os animais receberam adicionalmente 0,15% do PC de farelo de trigo, atuando como palatabilizante. O ganho médio diário não diferiu entre os tratamentos (0,56, 0,57, 0,60, 0,55 kg/dia nos níveis TC, TP1, TP2 e TP3, respectivamente). A suplementação da dieta de fêmeas bubalinas criadas em sistema de pastejo rotacionado, por meio do uso de torta de palmiste, não afetou o ganho de peso entre os grupos experimentais.
Thesagro: Ganho de Peso
Keywords: Bubalino
Bubalinocultura
Pasto
Torta de palmiste
Suplementação lipídica
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
R13743471582102.pdf376.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace