Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001404
Título: Riqueza e frequência de espécies de fungos micorrízicos arbusculares em genótipos de amendoim forrageiro no Acre, Norte do Brasil.
Autoria: AZEVEDO, J. M. A. de
ASSIS, G. M. L. de
SAGGIN JUNIOR, O. J.
AZÊVEDO, H. S. F. da S.
Afiliação: JOspe Marlo Araújo de Azevedo, Instituto Federal do Acre (Ifac); GISELLE MARIANO LESSA DE ASSIS, CPAF-AC; ORIVALDO JOSE SAGGIN JUNIOR, CNPAB; Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo, Universidade Federal do Acre (Ufac).
Ano de publicação: 2014
Referência: Acta Amazonica, Manaus, v. 44, n. 2, p. 157-168, 2014.
Conteúdo: O potencial da cultura do amendoim forrageiro associada aos fungos micorrízicos arbusculares (FMA) tem sido objeto de alguns estudos, porém a influência do genótipo sobre essa associação é pouco relatada. O objetivo deste trabalho foi determinar a densidade de esporos, riqueza de espécies, a frequência e ocorrência relativa de FMAs associados a genótipos de amendoim forrageiro. Foram coletadas amostras simples de solo de 45 genótipos pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma na Embrapa Acre. As amostras de solo foram coletadas a 5 cm de profundidade, com três repetições em delineamento inteiramente casualizado. As amostras de solo foram levadas para o Laboratório de Micorrizas da Embrapa Agrobiologia, para eterminação da densidade de esporos e identificação das espécies de FMAs. Foi realizada análise de variância e teste de Scott-Knott. Destacaram-se quatro genótipos de A. pintoi e dois híbridos interespecíficos, que apresentaram maior densidade de esporos. Foi verificada a ocorrência de 21 espécies de FMAs nas amostras de solo. A riqueza variou entre três e dez espécies. Três espécies de FMAs apresentaram elevada frequência relativa: Glomus macrocarpum (100,0%), Acaulospora tuberculata (97,8%) e Racocetra verrucosa (88,99%). Conclui-se, assim que: (i) Existe variabilidade genética entre os genótipos de amendoim forrageiro quanto à promoção da esporulação e riqueza de espécies de FMAs nas suas rizosferas; (ii) As espécies de FMAs Glomus macrocarpum, Acaulospora tuberculata, Racocetra verrucosa possuem alta presença na rizosfera dos genótipos de amendoim forrageiro, devendo serem estudadas visando sua introdução na cultura.
Thesagro: Simbiose
Fungo
Leguminosa forrageira
Genótipo
Análise estatística
Método estatístico
Taxonomia Vegetal
NAL Thesaurus: Plant taxonomy
Symbiosis
Mycorrhizal fungi
Forage legumes
Genotype
Statistical analysis
Multivariate analysis
Analysis of variance
Arachis pintoi
Palavras-chave: Amendoim forrageiro
Arachis repens
Análise de variância
Teste de Scott-Knott
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Microrriza
Análisis de varianza
Simbiosis
Análisis de multivarianza
Análisis estadístico
Hongos mycorrhizales
Leguminosas forrajeras
ISSN: 0044-5967
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25337.pdf528,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace