Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002467
Título: Qualidade das águas superficiais e subterrâneas nas microbacias dos igarapés Cumaru e São João, tributárias da Bacia do Rio Maracanã, nordeste paraense.
Autoria: CREÃO, L. G. C.
FIGUEIREDO, R. de O.
FELIZZOLA, J. F.
Afiliação: Luciana Gonçalves Cardoso Creão, UFPA; RICARDO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO, CNPMA; JULIANA FEITOSA FELIZZOLA, CPATU.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: SEMINÁRIO DA REDE AGROHIDRO, 2., 2014, Campinas. Impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos: anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2014.
Páginas: p. 88-92.
Conteúdo: Serão estabelecidas três estações de amostragem da água fluvial na micro-bacia do Cumaru e quatro na microbacia do São João, as quais são ocupadas por Sistemas Agroflorestais (SAF), cultivos com derruba e queima, cultivos sem uso do fogo, pastagens, capoeiras e florestas ripárias. As medidas hidrológicas e físico-químicas, assim como as coletas de amostras de água serão realizadas mensalmente para análises laboratoriais de parâmetros químicos. A partir dos dados gerados, será realizada a análise fatorial para seleção dos parâmetros mais importantes para compor o Índice de Qualidade de Água (IQA). O nível de eutrofização será avaliado a partir do índice de estado trófico (IET). Essa pesquisa possibilitará a seleção de indicadores dos efeitos da agricultura sobre os recursos hídricos no contexto da Amazônia Oriental em áreas de ocupação similares, e poderá embasar a gestão de bacias na região
Thesagro: Poluição
Uso da Terra
Palavras-chave: Gestão hídrica
Hidrobiogeoquímica
Recursos hídricos
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p88.pdf3,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace