Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003429
Título: Monitoramento da susceptibilidade de Euschistus heros (Hemiptera: Pentatomidae) aos inseticidas beta-ciflutrina e imidacloprido em Mato Grosso
Autoria: PITTA, R. M.
RODRIGUES, S. M. M.
VIVAN, L. M.
FERREIRA, F. T. R.
RODRIGUEZ, F. P.
Afiliação: RAFAEL MAJOR PITTA, CPAMT; SANDRA MARIA MORAIS RODRIGUES, CNPA; Lucia M. Vivan, Fundação MT, Rondonópolis, MT, Brasil.; Fátima T. R. Ferreira, Bolsista CNPq/FAPEMAT; Flávia P. Rodriguez.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 25., 2014, Goiânia, GO. Resumos... Goiânia: Embrapa Arroz e Feijão; Universidade Federal de Goiás, 2014.
Páginas: resumo 0475
Conteúdo: Euschistus heros é um praga polifaga importante nos sistemas produtivos de grãos e fibras mato-grossenses, pois é a principal espécie de percevejo que ataca a cultura da soja, além de atacar o milho no início da emergência das plantas e as maças do algodoeiro. Portanto, sua permanência no campo é prolongada devido à extensa janela de cultivo no Estado. Consequentemente, o período de exposição aos inseticidas é potencializado quando comparado a sistemas produtivos com uma única safra que hospede a praga. Diante disso, objetivou-se monitorar os níveis de susceptibilidade do percevejo aos inseticidas imidacloprido e beta-ciflutrina. Para avaliar o nível de susceptibilidade das populações de campo, determinou-se uma dose diagnóstica em uma população susceptível de E. heros ao avaliar a mortalidade dos insetos em concentrações crescentes dos dois inseticidas. Desta forma, calculou-se a Concentração Letal para 95% dos indivíduos susceptíveis - CL95 , através da análise de probit. As doses diagnósticas estimadas foram de 3µl/ml (beta-ciflutrina/água) e 0,5µl/ml (imidacloprido/água). Os produtos comerciais utilizados continham as concentrações de 50 g/L de ingrediente ativo para beta-ciflutrina e 200 g/L de ingrediente ativo para imidacloprido. As populações de campo foram coletadas em soja na safra 2013/14 nos municípios de Rondonópolis, Nova Mutum e Sinop. Para a molécula imidacloprido, todas as populações tiveram uma mortalidade parecida com a população susceptível, porém para a molécula beta-ciflutrina a população de Rondonópolis diferenciou significativamente da população susceptível. Entretanto, falhas de controle em campo não são d iagnosticadas, pois os inseticidas registrados para o controle da praga que contém esses ingredientes ativos são uma mixtura de beta-ciflutrina com imidacloprido, assim promovendo efetivo controle devido ao imidacloprido.
Palavras-chave: Manejo da resistência
Percevejo marrom
Neonicotinoide
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cpamt2014pittasusceptiblidadepentatomidae.pdf100,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace