Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003996
Título: Indução de brotação em plantas de cupuaçuzeiro, para auxiliar a renovação da copa.
Autoria: ALMEIDA, O. F. de
ALVES, R. M.
CUNHA, R. L. M. da
FERNANDES, J. R. Q.
MEDEIROS, S. do R.
Afiliação: ODIMAR FERREIRA DE ALMEIDA, GRADUANDO UFRA; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; RAIMUNDO LÁZARO MORAES DA CUNHA, UFRA; JOSE RAIMUNDO QUADROS FERNANDES, CPATU; SAMARA DO ROSÁRIO MEDEIROS, GRADUANDA UFRA.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRA, 12., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Universidade Federal Rural da Amazônia, 2014.
Conteúdo: O processo de clonagem em plantas de cupuaçuzeiro ainda consiste em técnicas primitivas, necessitando de avanços tecnológicos na área de propagação de plantas, resistentes ou altamente produtivas, visando a substituição de copa em pomares já estabelecidos. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes metodologias para induzir a emissão de gemas laterais, que possibilitem a substituição de copa em plantas de cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum). O experimento foi realizado em plantas com mais de 15 anos de idade, na Base Física da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém ? Pa. Foram empregadas 46 plantas de cupuaçuzeiro que estão consorciadas com plantas de açaizeiro. Os tratamentos adotados foram quatro concentrações de fitohormônio e dois tipos de lesões físicas. Os dados foram coletados a cada quinzena durante três meses e meio, sendo observado o número de lançamentos brotados em ramos plagiotrópicos e ortotrópicos. Os resultados demonstraram que as médias das dosagens dentro do tipo de ramos foram semelhantes, no entanto, foi possível verificar que entre os tipos de ramos as dosagens foram mais eficientes nos ramos plagiotrópicos do que em ramos ortotrópicos. Quando analisados os tratamentos físicos, as plantas podadas demonstraram serem mais indutoras de novas brotações do que plantas aneladas, sendo que, novamente os ramos plagiotrópicos foram mais eficientes em permitir novas brotações que os ramos ortotrópicos. Os ramos plagiotrópicos têm maior capacidade de emitir lançamentos quando induzidos e melhor eficiência para brotação quando se aplica poda em relação a outros tratamentos físicos ou fitohormonais.
Thesagro: Cupuaçu
Palavras-chave: Gemas laterais
Substituição de copa
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SP7395.pdf224,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace