Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024208
Título: Atributos químicos de solos em diferentes pisos altitudinais na Serra do Rio do Janeiro.
Autoria: RAMOS, M. R.
UHLMANN, A.
CURCIO, G. R.
RESENDE, A. S.
CAGLIONI, E.
GONÇALVES, F. L. A.
Afiliação: Michele Ribeiro Ramos, Pesquisadora colaboradora da Embrapa Florestas; ALEXANDRE UHLMANN, CNPF; GUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF; Alexander Silva Resende, Embrapa Agrobiologia; Eder Caglioni, Doutorando UFPR; Fernando Lima Aires Gonçalves, Analista ambiental.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Conteúdo: A faixa atlântica brasileira possui extrema diversidade ambiental, onde a ocorrência de diversidade dos solos é muito grande, dado os diferentes patamares altitudinais ocupado por ela. Com o objetivo de identificar essas diferenças foi estudado os atributos químicos dos solos em áreas próximas e dentro do Parque Estadual dos Três Picos no Rio de Janeiro. Foram coletados solos em cinco pisos altitudinais, sendo três perfis para cada piso, para verificar a diversidade pedológica. Foi utilizado a análise de componentes principais como ferramenta de segregação. De uma maneira geral, os solos mais férteis estão situados no maior piso altitudinal e os que estão em cotas mais baixas tenderam a apresentar baixa fertilidade natural.
Palavras-chave: Patamar altitudinal
Fertilidade natural
Serra fluminense
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015AlexandreCBCSAtributos.pdf246,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace