Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024213
Título: Levantamento de solos e caracterização de suas fragilidades e potencialidades.
Autoria: RAMOS, M. R.
CURCIO, G. R.
DEDECEK, R. A.
GOMES, J. B. V.
Afiliação: Michele Ribeiro Ramos, Pesquisadora colaboradora da Embrapa.; GUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF; Renato Antonio Dedecek, Pesquisador colaborador da Embrapa; JOAO BOSCO VASCONCELLOS GOMES, CNPF.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Conteúdo: O levantamento de solos é a ferramenta mais tradicional e mais utilizada para se obter informações a respeito de uma área. Através dele é possível fazer a estratificação de ambientes em nível local. Visando caracterizar o solo em relação a sua posição na paisagem frente aos seus diferentes potenciais de uso, foi feito o levantamento de solos de uma fazenda no município de Sooretama ? ES. O estudo foi elaborado a partir do caminhamento pela área, apoiado em mapas e imagens de satelites, onde foi possivel alocar as pedossequencias, respeitando as diferenças nas feições geomórficas na área de estudo. Como resultado obteve-se que as classes de solos com maior potencial de uso são os Latossolos e Argissolos, em contrapartida os Nessolos, Gleissolos e Espodossolos são os mais frágeis da área. Devendo, portanto, serem destinados a área de reserva legal o primeiro e os dois últimos, para área de preservação permanente.
Palavras-chave: Potencial de uso
Classificação de solo
Geopedologia
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015GustavoCBCSLevantamento.pdf151,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace