Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027849
Título: Morfologia de algodoeiros de diferentes estados do Brasil.
Autoria: CARDOSO, K. C. M.
ABREU, A. G.
CARDOSO, R. M.
ROCHA, A. S. N. da C.
HOFFMANN, L. V.
Afiliação: KALITA CRISTINA MOREIRA CARDOSO, estudante PUC-GO; ALUANA GONCALVES DE ABREU, CNPAF; RAYSA MARQUES CARDOSO, estudante UFG; ANTONIO SABINO NETO DA COSTA ROCHA, CPAA; LUCIA VIEIRA HOFFMANN, CNPA.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: SIMPÓSIO DE RECURSOS GENÉTICOS PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE, 10., 2015, Bento Gonçalves. Recursos genéticos no século 21: de Vavilov a Svalbard. Anais... [S.l.]: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2015.
Páginas: p. 73.
Conteúdo: Os algodoeiros plantados em quintais no Brasil são de duas espécies: Gossypium barbadense (domesticado no Peru, e distribuído no Brasil em períodos pré Colombianos) e G. hirsutum var. marie galante (o algodoeiro mocó, plantado no Nordeste e de distribuição também nas Antilhas e América Central). O G. barbadense é plantado em quintais em todos os estados do Brasil. Há plantas com coloração arroxeada na folha e no caule, conhecido pelo menos no Amazonas como algodão roxo. Ambos são encontrados em quintais e têm uso medicinal ou ornamental. Novas sementes coletadas no Amazonas foram plantadas em casa de vegetação junto com plantas provenientes de 11 estados do Brasil. Foram incluídas no plantio sementes de G. hirsutum var. punctatum coletadas no México e recebidas por intercambio e uma variedade australiana de G. hirsutum latifolium. A avaliação morfológica foi utilizada para agrupamento, utilizando Ward e distância Euclidiana.
Thesagro: Algodão
Morfologia vegetal
Palavras-chave: Recursos genético
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p74.pdf61,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace