Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028743
Título: Fertilidade do solo e substâncias húmicas em área de cava de extração de argila revegetada com eucalipto e leguminosas no Norte Fluminense
Autoria: SILVA, C. F. da
LOSS, A.
CARMO, É. R. do
PEREIRA, M. G.
SILVA, E. M. R. da
MARTINS, M. A.
Afiliação: CRISTIANE FIGUEIRA DA SILVA, UFRRJ; ARCÂNGELO LOSS, UFSCAR; ÉLIDA RIBEIRO DO CARMO, UENF; MARCOS GERVÁSIO PEREIRA, UFRRJ; ELIANE MARIA RIBEIRO DA SILVA, CNPAB; MARCO ANTÔNIO MARTINS, UENF.
Ano de publicação: 2015
Referência: Ciência Florestal, Santa Maaria, v. 25, n. 3 p. 547-561, jul./set. 2015
Conteúdo: A revegetação de áreas de extração de argila com eucalipto e leguminosas pode favorecer a melhoria dos atributos químicos do solo. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de plantios puros e consorciados de leguminosas e eucalipto na fertilidade do solo e nos teores de carbono orgânico total e das substâncias húmicas, em uma cava de extração de argila no Norte Fluminense. O solo original da área da cava em estudo é um Cambissolo Háplico Sódico gleico, no qual a camada superficial (espessura de 20 cm, aproximadamente), com maiores teores de matéria orgânica, foi retirada e devolvida ao fundo da cava após a extração da argila. A cava foi nivelada mecanicamente e mantida sob pousio durante dois anos. A revegetação foi realizada com as espécies Eucalyptus camaldulensis (Euc), Acacia mangium (Ac) e Sesbania virgata (Sesb), em plantios puros e consorciados. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com sete tratamentos (plantios puros de Euc, Ac e Sesb; plantios consorciados de Euc + Ac, Euc + Sesb, Ac + Sesb; e área degradada com vegetação espontânea (ADVE)) e três repetições. Aos 48 meses após implantação dos sistemas foram coletadas amostras de solo na camada de 0,00 a 0,05 m, em que se avaliaram algumas variáveis da fertilidade do solo (pH em água, P, K+; Ca+2, Mg+2, Na+, Al+3, H+Al), carbono orgânico total (COT), nitrogênio (N) e quantificado o carbono das substâncias húmicas em carbono da humina (C-HUM), carbono da fração ácido húmico (C-FAH) e ácido fúlvico (C-FAF). Observou-se que todos os plantios promoveram aumentos nos teores Ca, Mg, P, K, N, COT, C-HUM, C-FAH e C-FAF em relação à ADVE. A revegetação de áreas de cava de extração de argila no Norte Fluminense com plantios puros ou consorciados de eucalipto e leguminosas, acarreta em melhorias da fertilidade do solo e dos teores de carbono e nitrogênio totais do solo e do carbono das substâncias húmicas. Aos quatro anos após a revegetação, os sistemas mais indicados, de uma forma geral, para acarretar em aumentos dos teores de COT, N total, Mg, soma de bases e capacidade de troca catiônica, destaca-se o plantio de acácia, dentre os plantios puros, e o plantio de eucalipto + sesbânia, dentre os plantios consorciados. Além disso, o consórcio eucalipto + sesbânia, apresentou um dos maiores teores C da fração humina.
Thesagro: Revegetação
Solo Argiloso
Palavras-chave: RAD
Carbono orgânico total
Plantio puro
Plantio consorciado
ISSN: 0103-9954
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ertilidadedosoloesubstanciashumicas.pdf338,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace