Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032733
Título: Papel da mulher em propriedade familiar com barragem subterrânea em Serrolândia, Bahia.
Autoria: MOTA, C.
FERREIRA, G. B.
SILVA, M. S. L. da
MOREIRA, M. M.
Afiliação: CAMILA MOTA, IFPE; GIZELIA BARBOSA FERREIRA, IFPE; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; MÁRCIA MOURA MOREIRA, UFRB.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE AGROECOLOGÍA, 5., 2015, La Plata. Memorias... La Plata: Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Ciencias Agrarias y Forestales, 2015.
Conteúdo: É de responsabilidade da mulher o abastecimento da água da casa, para todas as atividades domésticas. As tarefas desempenhadas pelas mulheres sejam no campo, em casa ou fora dela, é considerado invisível. Porém quando chegam as tecnologias que permitem acessar a água para a produção de alimentos, como a barragem subterrânea, a mulher se liberta do caminho feito para buscar a água, geralmente a muitos quilômetros de distância, e começam a participar de outras dinâmicas, dentro e fora da propriedade. O objetivo deste artigo é analisar o papel da mulher na produção familiar e sua relação com a água em uma propriedade familiar que possui barragem subterrânea, em Serrolândia, Bahia. A presente discussão se deu a partir da análise de algumas ferramentas do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), como o mapa da propriedade, que foi produzido pela família, e o calendário agrícola, de gênero, de chuvas e de atividades da propriedade.
Thesagro: Barragem Subterrânea
Mulher Rural
Palavras-chave: Mulher e água
Gênero no campo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015110.pdf204,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace