Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035446
Título: Produção de culturas alimentares e dendê nos estabelecimentos familiares no Nordeste paraense.
Autoria: MOTA, D. M. da
SILVA, E. M. da
SCHMITZ, H.
ALVES, L. N.
FERREIRA, M. do S. G.
Afiliação: DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; Edfranklin Moreira da Silva, MESTRANDO UFPA; Heribert Schmitz, UFPA; Lívia Navegantes Alves, UFPA; MARIA DO SOCORRO GONCALVES FERREIRA, CPATU.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA: POLÍTICA E CONFLITOS CONTEMPORÂNEOS, 2015, Belém, PA. Anais... Belém, PA: GETTAM: NAEA: UFPA, 2015.
Páginas: p. 119-125.
Conteúdo: O nosso objetivo neste ensaio é analisar a relação entre produção de culturas alimentares e commodities nos estabelecimentos cujos agricultores familiares têm contrato de integração com as agroindústrias do dendê no Nordeste paraense. O contexto de análise caracteriza-se por uma forte intervenção do Estado para a produção e o processamento do dendê para biodiesel no âmbito da política nacional de geração de energia, com a possibilidade de participação de famílias agricultoras por meio de contratos. Partimos da compreensão de que a iniciativa repercute na organização interna dos estabelecimentos agrícolas compondo um quadro, no qual a especialização influencia na maior ou menor importância dos cultivos alimentares tradicionais. A metodologia de pesquisa constou de métodos quantitativos e qualitativos. Foram visitados 162 estabelecimentos e entrevistados os autodesignados chefes de família por meio de um roteiro semi-estruturado. Em 10 estabelecimentos foram realizadas entrevistas não diretivas e observações mais duradouras dos seus sistemas de produção e da vida social local. Além disso, houve a participação dos autores em eventos relativos à integração de agricultores familiares na produção de dendê. As principais conclusões mostram que a relação entre o cultivo de dendê e de alimentos nos estabelecimentos de agricultores familiares que têm contrato de integração depende da disponibilidade de terra no estabelecimento ou nos seus arredores; da permissão ou interdição do consorciamento pela empresa contratante, dos incentivos públicos e privados ao cultivo do dendê e as demais culturas; da disponibilidade da força de trabalho do grupo doméstico para trabalhar no estabelecimento.
Thesagro: Agricultura Familiar
Palavras-chave: Dendeicultura
Agricultura integrada
Reprodução social
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIALATDalva.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace