Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1035911
Título: Seleção fenotípica de caprinos resistentes e susceptíveis a parasitoses gastrointestinais.
Autoria: FREITAS, E. P. de
FONTENELE, J. A.
SANTOS, J. M. L. dos
VIEIRA, L. da S.
MONTEIRO, J. P.
Afiliação: Edilson Pereira de Freitas; Janice Araújo Fontenele; Jéssica Maria Leite dos Santos; LUIZ DA SILVA VIEIRA, CNPC; JOMAR PATRICIO MONTEIRO, CNPC.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE RAÇAS NATIVAS: SUSTENTABILIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL, 1., 2015, Teresina. Anais... Teresina: SFA-PI: ABCPD, 2015. p. 268. Ref.: AO-106.
Conteúdo: Os pequenos ruminantes são de grande importância socioeconômica para o Brasil, no entanto esses animais são acometidos por parasitas gastrointestinais que provocam perdas nos rebanhos. Haemochus contortus é o helminto mais importante em termos de infecção. Existem diferentes graus de resistência dos hospedeiros a este parasita. Objetivo: Selecionar hospedeiros resistentes e susceptíveis a parasitoses gastrointestinais para futuros estudos genéticos dos parasitas utilizando tecnologias de sequenciamento de próxima geração. Metodologia: Vinte caprinos da raça Moxotó foram infectados por via oral com 3000 larvas L3 de H. contortus e foram monitorados semanalmente durante seis meses por meio da contagem de ovos por grama de fezes. Foram realizados ainda exames hematológicos como volume globular e proteínas plasmáticas totais, bem como a avaliação do peso, escore de condição corporal e FAMACHA dos animais. Após seis meses, os animais foram eutanasiados e necropsiados para recuperação e contagem de parasitas adultos. O sacrifício dos animais foi realizado conforme as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária e aprovado pelo comitê de ética da Embrapa Caprinos e Ovinos (protocolo 026.12). Resultados: A recuperação e a contagem dos parasitas adultos presentes no abomaso dos animais submetidos à necropsia mostrou que há animais com diferentes níveis de infecção. Três animais foram considerados resistentes com média de 243 parasitas por animal (DP ± 56,8) e três animais foram selecionados para o grupo suscpetível com média de 1981 parasitas por animal (DP ± 362,9). Os demais parâmetros foram utilizados para monitorar a infecção ao longo do experimento mas não permitiram diferenciar de forma conclusiva o grupo resistente do suscpetível. Conclusão: Selecionou-se hospedeiros com diferentes graus de resistência e susceptibilidade à parasitose gastrointestinal e estudos genéticos dos parasitas recuperados já estão em andamento.
Thesagro: Caprino
Hospedeiro
Helminto gastrintestinal
Nematóide
Parasito
Resistência genética
Verminose
NAL Thesaurus: Goats
Nematode infections
Genetic resistance
Palavras-chave: Helminthoses
Resistance to acaricides
Haemochus contortus
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPC2015Selecaofenotipica.pdf101,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace