Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036048
Título: Barragens subterrâneas: parâmetros locais, localização na bacia hidrográfica, área de captação e tipos de solo.
Autoria: NASCIMENTO, A. F. do
SILVA, M. S. L. da
MARQUES, F. A.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
PARAHYBA, R. da B. V.
AMARAL, A. J. do
Afiliação: ALEXANDRE FERREIRA DO NASCIMENTO, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; FLAVIO ADRIANO MARQUES, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Conteúdo: Barragem Subterrânea (BS) é uma tecnologia para captação de água de chuva e armazenamento desta no solo. O objetivo desse trabalho foi descrever parâmetros locais das BSs, sua localização nas bacias hidrográficas e calcular a áreas de captação de água de BSs instaladas no Semiárido dos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Neste estudo doze BSs foram visitadas para coleta de informações (declividade, área útil, posicionamento geográfico) e descrição e coleta de perfis de solos. O tamanho, perímetro e declividade longitudinal da área de captação de cada BS foram obtidos por meio do modelo digital de elevação (MDE) do SRTM com auxílio do ArcGis®. Com a extração das linhas de drenagem do MDE e o posicionamento geográfico das BSs, foi possível observar a localização das BSs nas bacias hidrográficas. As BSs localizam-se em linhas de drenagens de primeira ordem nas cabeceiras das bacias hidrográficas. A declividade longitudinal, um dos parâmetros importantes para identificação de locais adequados para a instalação de BSs, variou de 1 a 10 %. O tamanho e o perímetro das bacias de captação das BSs são variáveis, indicando que vários locais podem receber as BSs, inclusive em sequência e a pouca distância um da outra em uma mesma linha de drenagem. A maioria dos solos descritos nas BSs estudadas foi classificado como Neossolo Flúvico, com contribuição de sedimentos alúvio-coluvionares oriundos das áreas de captação. Portanto, BSs para pequenos agricultores familiares estão instaladas em locais de menor fluxo de água, em cabeceiras de drenagem das bacias hidrográficas.
Thesagro: Agricultura Familiar
Palavras-chave: Semiárido
Captação de água de chuva
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015183.pdf94,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace