Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040091
Título: Validação de marcadores microssatélites e diversidade genética de genótipos de Coffea arabica provenientes da Etiópia.
Autoria: SILVA, B. S. R. da
CAÇÃO, S. B.
FERREIRA, R. V.
SANTOS, M. A.
IVAMOTO, S. T.
SILVA, J. C.
ANDROCIOLI, L. G.
DOMINGUES, D. S.
LEROY, T.
CHARMETANT, P.
SERA, G.
PEREIRA, L. F. P.
Afiliação: BRUNA SILVESTRE RODRIGUES DA SILVA, Bolsista Consórcio Café; SANDRA BELLODI CAÇÃO, Dr. TMG; RAFAELLE VECCHIA FERREIRA, UEL; MARIA APARECIDA SANTOS, Dr. Pioneer; SUZANA TIEMI IVAMOTO, UEL; JULIANA COSTA SILVA, UTFPR; LEONARDO GODOY ANDROCIOLI, IAPAR; DOUGLAS SILVA DOMINGUES, UNESP; THIERRY LEROY, CIRAD; PIERRE CHARMETANT, CIRAD; GUSTAVO SERA, IAPAR; LUIZ FILIPE PROTASIO PEREIRA, SAPC.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 9., 2015, Curitiba. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2015.
Conteúdo: O café é uma valiosa commodity agrícola, sendo sua bebida uma das mais populares do mundo. Apesar do sucesso dos programas de melhoramento em Coffea arabica, o desenvolvimento de novas cultivares é demorado, podendo levar mais de 20 anos. Além disso, a estreita base genética de C. arabica pode dificultar a obtenção de cultivares resistentes a pragas e a doenças ou tolerantes a estresses abióticos. Os acessos selvagens de C. arabica geneticamente distantes das variedades cultivadas proporcionam novos alelos para enriquecer sua variabilidade genética. O objetivo deste trabalho foi validar marcadores moleculares do tipo SSR em um painel de 24 acessos de C. arabica da coleção da Etiópia, realizar um estudo da diversidade , estrutura e seleção de genótipos Para futuros trabalhos de introgressão no melhoramento. Neste trabalho foram utilizados 58 marcadores microssatélites (SSR) obtidos de análises in silico a partir de dados de RNA-seq da cultivar Iapar 59 e de sequências de BACs de Hibrido de Timor 832/2, e 77 SSR obtidos de uma extensa revisão bibliográfica em C. arabica e/ou C. canephora. Dos 135 SSR utilizados, 122 resultaram em produtos de amplificação e 31 foram polimórficos no painel. Desses, 20 SSR foram altamente informativos com valores de PIC acima de 0,7, e sete são descritos pela primeira vez. Um total de 165 alelos foram obtidos com média de 5,3 alelos por loco. O estudo de diversidade e estrutura genética dos acessos separou os genótipos em três principais grupos. A utilização de marcadores SSR informativos assim como o estudo de diversidade e estrutura genética destes e dos demais acessos permitirá a criação de uma coleção nuclear, facilitando a conservação, acessibilidade e uso de recursos genéticos de cafeeiros da Etiópia.
Thesagro: Café
Palavras-chave: Marcadores
SSR
RNA-seq
BAC
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Validacaodemarcadores.pdf318,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace