Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1042410
Title: Fungos micorrízicos arbusculares em dois fragmentos florestais de restinga periodicamente inundável em Marambaia, RJ.
Authors: CAMARA, R.
PEREIRA, M. G.
RANIERI, C. F. da S.
PAULA, R. R.
SILVA, E. M. R. da
Affiliation: RODRIGO CAMARA, UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UFRRJ; CRISTIANE FIGUEIRA DA SILVA RANIERI, UFRRJ; RANIERI RIBEIRO PAULA, ESALq; ELIANE MARIA RIBEIRO DA SILVA, CNPAB.
Date Issued: 2016
Citation: Floresta e Ambiente, Seropédica, v. 23, n.1, jan./mar. 2016
Description: O presente estudo objetivou avaliar a ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) em dois fragmentos florestais (FF 1 e FF 2) de Restinga periodicamente inundável, dispostos em um gradiente de saturação hídrica do solo em Marambaia, RJ. Em cada área foram coletadas amostras da camada superficial (0-5 cm), para avaliação da comunidade de FMA e dos atributos do solo. Entre as seis espécies de FMA encontradas, cinco foram comuns a ambas as áreas eAcaulospora scrobiculata se restringiu a FF 1.Acaulospora e Glomus foram os gêneros mais adaptados às condições ambientais dos ecossistemas. Não houve diferença significativa entre os fragmentos quanto à riqueza de espécies de FMA. Contudo, a abundância de esporos foi maior no FF 1. Parte destes resultados pode ser um reflexo dos menores valores de P disponível, teor de água e temperatura do solo no FF 1, quando comparado ao FF 2.
Thesagro: Fungo
Keywords: Mata Atlântica
Floresta inundada
Acaulospora e Glomus
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.072214
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FungosMicorrizicosArbuscularesemDoisFragmentosFlorestaisdeRestingaPeriodicamente.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace