Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1044145
Título: Avaliação dos níveis de fertilização das águas residuárias em duas lagoas de polimento com ocorrência de macrófitas do gênero Wolffia.
Autoria: BUSS, M. V.
NUNES, E. de O.
MENEZES, J. C. S. dos S.
Afiliação: MARTA VERONICA BUSS, UNOESC / VDA; ESTELA DE OLIVEIRA NUNES, CNPSO; JEAN CARLO SALOME DOS SANTOS MENEZES, UNOESC / VDA.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 28., 2015, Rio de Janeiro. Alterações climáticas e a gestão do saneamento ambiental: [anais]. Rio de Janeiro: ABES, 2015.
Páginas: 7 p.
Conteúdo: As estações de tratamento de efluentes provenientes da agroindústria de processamento de carnes instaladas na Região Meio Oeste Catarinense, normalmente empregam sistemas bilógicos com lagoas de estabilização para realizar o tratamento das águas residuárias. Entre tanto devido às elevadas concentrações nutricionais destas águas residuárias, devem ser empregadas algumas adaptações de polimento. Como alternativa para estes sistemas de tratamento em nível terciário podem ser utilizadas lagoas com macrófitas flutuantes do gênero Wollfia. Contudo ainda são escassos estudos da dinâmica das águas residuárias e do nível ideal de fertilização do ambiente que propicie um tratamento eficiente, com crescimento vegetal e produção de biomassa fresca. Este estudo teve por objetivo realizar a caracterização físico - química das águas de duas lagoas de tratamento de água residuária de uma agroindústria de abate de bovinos e suínos com ocorrência do gênero Wolffia e, a quantificação da produtividade da biomassa vegetal nestes ambientes construídos. Foram avaliados: pH; temperatura; demanda química de oxigênio; fósforo orgânico; nitrogênio amoniacal; nitrito e nitrato. Verificou - se uma produção representativa de biomassa vegetal nas duas lagoas em todas as estações do ano, de 36,44 ton.ano -1 de massa fresca, as macrófitas do gênero Wollfia podem crescer em águas residuárias com variações de 33,30 à 80,05 mg.L-1 de nitrogênio amoniacal e, de 30,35 à 68,60 mg.L -1 de fósforo orgânico. Portanto o tratamento de efluentes com polimento em lagoas com Wolffia sp. é uma alternativa viável de biorremoção de nutrientes evitando a eutrofização dos ambientes aquáticos, com produção de biomassa vegetal que pode ser utilizada como matéria prima para obtenção de energias renováveis como etanol e biometano.
Thesagro: Água
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
II3002.pdf226,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace