Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060203
Título: Prática de uso e manejo do solo em área de barragem subterrânea no sertão do Araripe.
Autoria: RIBEIRO, F. N.
SILVA, M. S. L. da
OLIVEIRA NETO, M. B. de
MARQUES, F. A.
PARAHYBA, R. da B. V.
Afiliação: FABIANO NERI RIBEIRO, Departamento de Estrada e Rodagens - DER/DF; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; FLAVIO ADRIANO MARQUES, CNPS; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016, Campina Grande. Diversidade: aprender o Semiárido, no Semiárido e com o Semiárido. Campina Grande: CEMEP: INSA, 2016.
Conteúdo: O manejo do solo em barragem subterrânea tem sido muito discutido por estudioso da área, principalmente no que diz respeito a salinização do solo. A preocupação se deve ao fato das barragens subterrâneas serem instaladas na região semiárida, onde a irregularidade das chuvas e as altas taxas de evaporação propiciam ambiente favorável ao processo de salinização. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir e recomendar as principais práticas de uso e manejo agroecológico do solo que mais se adequem às áreas de plantio de barragem subterrânea, visando otimizar o armazenamento da água, a saúde do solo e a produção de alimentos para às famílias e seus animais. A partir das estratégias do uso e manejo do solo adotado em diferentes áreas de plantio de barragens subterrâneas, bem como a partir da literatura recomendada foi efetuada uma análise crítica dessas e a partir daí elaborado um protocolo das práticas de práticas de uso e manejo agroecológico do solo mais adequada para aquele ambiente. Para uma prevenção adequada da erosão e alcance de produtividades dentro da capacidade de uso do solo, em barragem subterrânea, faz-se necessário a adoção simultânea de um conjunto de práticas recomendadas. As práticas recomendadas, aplicadas isoladamente, previnem apenas de maneira parcial o problema. As práticas conservacionistas a serem utilizadas irão depender da localidade da barragem subterrânea, das características de clima e solo da região, e do grau de degradação que o solo se encontra; entretanto, práticas como a correção da fertilidade do solo e o plantio em curvas de nível, devem ser tidas como práticas obrigatórias.
Thesagro: Barragem Subterrânea
Palavras-chave: Uso e manejo agroecológico do solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016123.pdf340,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace