Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061561
Título: Variabilidade espacial e estabilidade temporal do armazenamento de água em solo arenoso cultivado com videiras irrigadas.
Autoria: LEMOS FILHO, L. C. de A.
BASSOI, L. H.
FARIA, M. A. de
Afiliação: LUIS CÉSAR DE AQUINO LEMOS FILHO, Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido; LUIS HENRIQUE BASSOI, CNPDIA / CPATSA; MANOEL ALVES DE FARIA, Professor da Universidade Federal de Lavras.
Ano de publicação: 2016
Referência: Irriga, Botucatu, v. 1, n. 1, p. 319-340, 2016.
Conteúdo: O comportamento espaço-temporal da água no solo é fundamental para um manejo preciso da irrigação. Assim, este trabalho analisa o comportamento espacial e a estabilidade temporal do armazenamento de água no solo, a fim de determinar pontos da área que possam representar o valor médio espacial da umidade. O trabalho foi realizado numa área com solo predominantemente arenoso (Neossolo Quartizarênico), cultivado com videira e irrigado por microaspersão, em Petrolina-PE. O monitoramento da água no solo foi realizado por tensiometria. As análises estatísticas e geoestatísticas foram realizadas pelos softwares Statistica Development Environment, GS+ e GeoR. As técnicas sugeridas por Vachaud et al. (1985) e Kachanoski e De Jong (1988) foram usadas para avaliar a estabilidade temporal da água no solo, ao longo do tempo. A geoestatística foi adequada para descrever a estrutura de dependência espacial do armazenamento de água no solo e, para algumas datas, estabilidade temporal foi boa, em todos os pontos (39) monitorados na área. Para a camada de 0-20 cm, os pontos 32 e 10 foram os mais indicados como representativos da média espacial do armazenamento de água no solo; já para a camada de 20-40 cm foi o ponto 37 que melhor representou a média espacial. Logo, esses pontos (10, 32 e 37) são os melhores representantes para realização de uma amostragem de água no solo; além disso, esses pontos, poderiam ser utilizados para o monitoramento, para fins de manejo de irrigação. A variabilidade espacial da água no solo mostra a importância do manejo diferenciado da irrigação, considerando-se as diferentes zonas do solo e não a área como sendo homogênea (como é feito na atualidade).
Thesagro: Uva
Irrigação
Solo
Vitis Vinifera
NAL Thesaurus: Grapes
Palavras-chave: Armazenamento de água
Semivariogramas
Krigagem
Teste de Spearman
Teste de Pearson
ISSN: 1808-3765
Notas: Edição Especial, Grandes Culturas.
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bassoi22016.pdf378,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace