Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061647
Título: Rede de relação sociais na comercialização da castanha do Brasil no município de Tefé-AM: um estudo exploratório.
Autoria: BRITO, V. F. S. de
SILVA, L. de J. de S.
MENEGHETTI, G. A.
EMÍDIO, K.
Afiliação: Veronica Fernandes Silva de Brito, Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Cientifica PAIC/Embrapa/Fapeam; LINDOMAR DE JESUS DE SOUSA SILVA, CPAA; GILMAR ANTONIO MENEGHETTI, CPACT; KATIA EMIDIO DA SILVA, CPAA.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA, 4.; ENCONTRO AMAZÔNICO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE, 1., 2016, Manaus. Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia... Manaus: Even3, 2016. 9 p.
Conteúdo: O município de Tefé localiza-se às margens do Rio Solimões, a 522 km de Manaus. Parte de sua economia está voltada ao extrativismo de castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa). Na comercialização se estabelece numa relação direta entre produtores, comerciantes locais e compradores do produto para grandes empresas, sendo este comércio sempre desfavorável aos extrativistas. Esta situação tem sua origem no domínio da logística pelos intermediários e pela falta de organização dos extrativistas. A pesquisa foca as redes sociais existentes na organização, observa os fluxos de dependência entre os atores na comercialização da castanha.
Palavras-chave: Redes Sociais
Castanha do Brasil
Comunidades
Extrativismo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArtiigoAnnpas1Veronica.66c2093fc6e04b51a157.pdf575,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace