Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074687
Title: Variabilidade espacial de atributos físicos de solo sob castanhal nativo na Floresta Nacional do Tapajós.
Authors: GUERREIRO, Q. L. de M.
OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
RUIVO, M. de L. P.
MORAES, B. L. T. de
LEMOS, T. A.
Affiliation: QUEZIA LEANDRO DE MOURA GUERREIRO, UFOPA; RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU; MARIA DE LOURDES PINHEIRO RUIVO, MPEG; BRENDA LOHANA TEIXEIRA DE MORAES, GRADUANDA UFOPA; TATIANE ALMEIDA LEMOS, GRADUANDA UFOPA.
Date Issued: 2017
Citation: In: CONGRESSO TÉCNICO CIENTÍFICO DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA; SEMANA OFICIAL DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA, 74., 2017, Belém, PA. A responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento do País. [Brasília, DF]: Confea, 2017.
Description: Este trabalho avaliou a dependência espacial dos atributos físicos do solo em área de castanhal nativo, a partir de uma análise Geoestatística. As amostras de solos foram coletadas de 30 em 30 m na linha, em todas as linhas da parcela do projeto MapCast, totalizando 60 amostras. Os métodos e cálculos para determinar as variáveis físico-químicas estudadas foram descritos pelo Manual de análise do solo da Embrapa. As análises estatísticas e geoestatísticas foram realizadas no ambiente computacional R, versão 3.2.2. Houve predominância do ajuste ao modelo de semivariograma gaussiano, seguido do modelo esférico. As variáveis que melhor apresentaram relação espacial com a ocorrência de castanheiras foram o silte, argila e macroporosidade.
Thesagro: Solo
Keywords: Geoestatística
Atributos físicos
Castanheira-do-brasil
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
128vedafdsscnnfndt.pdf475.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace