Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076930
Título: Desenvolvimento vegetativo e tensão da água no solo em videiras para suco sobre dois porta-enxertos.
Autoria: CONCEIÇÃO, M. A. F.
TECCHIO, M. A.
BARBARÁ, M. A.
SOUZA, J. R.
SILVA, M. J. R. da
MOURA, M. F.
Afiliação: MARCO ANTONIO FONSECA CONCEICAO, CNPUV; M. A. Tecchio, Professor Doutor, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências agronômicas (FCA), Departamento de Horticultura, Botucatu, SP, tecchio@fca.unesp.br; M. A. Barbará, Mestranda, Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Frutas, Jundiaí, SP, marianebarbara@hotmail.com.br; J. R. de Souza, Mestranda, Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Frutas, Jundiaí, SP, marianebarbara@hotmail.com.br; julianarocha_agrofer@hotmail.com; M. J. R. da Silva, Doutorando, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências agronômicas (FCA), Departamento de Horticultura, Botucatu, SP, marlonjocimar@gmail.com; M. F. Moura, Pesquisadora Científica, Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Frutas, Jundiaí, SP, mouram@iac.sp.gov.br.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 4., 2017; CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 26., 2017; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SALINIDADE, 3., 2017, Fortaleza, CE. Anais.....Fortaleza: INOVAGRI, 2 a 6 out de 2017.
Conteúdo: RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de dois porta-enxertos sobre o desenvolvimento vegetativo e as tensões da água no solo em videiras destinadas à elaboração de suco, sob condições irrigadas. As avaliações foram realizadas de agosto a dezembro de 2015 no município de Votuporanga (SP), com a cultivar Isabel Precoce enxertada sobre os portaenxertos ?IAC 572? e ?IAC 766?. As plantas foram sustentadas no sistema espaldeira e irrigadas por microaspersores. Tensiômetros foram instalados a 0,10 m e 0,30 m de profundidade, para monitorar as tensões da água no solo. Foram determinados os índices de área foliar, a altura da copa e a porcentagem da área sombreada das videiras. As tensões da água no solo apresentaram comportamento semelhante nos dois porta-enxertos. Não foram observadas diferenças significativas entre as variáveis de crescimento vegetativo nas videiras. Concluiu-se que os porta-enxertos ?IAC 572? e ?IAC 766? não afetaram o desenvolvimento vegetativo e as tensões da água no solo para a cultivar Isabel Precoce, em condições irrigadas. PALAVRAS-CHAVE: viticultura, irrigação, evapotranspiração
Thesagro: Viticultura
Irrigação
Evapotranspiração
Porta enxerto
Palavras-chave: Cultivar Isabel Precoce
Votuporanga (SP)
Uvas do Brasil
Videira
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC1960240Inovagri2017.pdf284,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace