Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097330
Title: Efeito da substituição de palma miúda por palma orelha de elefante mexicana sobre o desempenho e o perfil de ácidos graxos do leite de vacas leiteiras.
Authors: SAIDLER, M. R.
MONTEIRO, C. C. de F.
FERREIRA, M. de A.
VERAS, A. S. C.
GUIDO, S. I.
LOPES, F. C. F.
GAMA, M. A. S. da
Affiliation: MIRIÃ RIBEIRO SAIDLER, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; CAROLINA CORRÊA DE FIGUEIREDO MONTEIRO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS; MARCELO DE ANDRADE FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; ANTÔNIA SHERLÂNEA CHAVES VERAS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; SEBASTIÃO INOCÊNCIO GUIDO, INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; MARCO ANTONIO SUNDFELD DA GAMA, CNPGL.
Date Issued: 2018
Citation: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 22., 2018, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2018.
Description: A palma forrageira é um volumoso amplamente utilizado para produção de leite na região semiárida do nordeste brasileiro, havendo atualmente grande interesse no uso de genótipos resistentes à cochonilha do carmim, uma praga que dizimou milhares de hectares de palma Gigante na última década. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da substituição de palma miúda (PM) por palma orelha de elefante mexicana (POEM), dois genótipos resistentes à cochonilha do carmim, sobre o desempenho e o perfil de ácidos graxos (AG) do leite de vacas leiteiras. Dez vacas multíparas da raça Holandês no terço médio da lactação receberam, em dois quadrados latinos 5 x 5, dietas compostas por 30% de silagem de cana de açúcar e 40% de palma forrageira (base seca) com cinco níveis de substituição de PM por POEM (0, 25, 50, 75 e 100%). As dietas experimentais foram fornecidas ad libitum na forma de mistura completa, duas vezes ao dia. Os períodos experimentais foram de 21 dias, sendo os primeiros 14 dias para adaptação às dietas e o restante para coleta de dados e amostras. Amostras de leite foram coletadas no 18º e 19º dia de cada período experimental para determinação dos teores de sólidos e do perfil de AG. Não houve efeito (P>0,05) da substituição de PM por POEM sobre o consumo de MS, produção de leite e teores de proteína, gordura e lactose no leite. A substituição de PM por POEM aumentou (P<0,05) os teores de C18:1 cis-11, C18:1 cis-13, C18:2 n-6, C18:3 n-6, C18:3 n-3 e C23:0, e reduziu o teor de C15:0 iso na gordura do leite. Curiosamente, teores muito baixos de C18:0 (~ 4 g/100 g de AG totais) foram observados no leite das vacas em todos os tratamentos, sugerindo baixa extensão da biohidrogenação ruminal em dietas contendo palma forrageira, o que talvez esteja associado à rápida taxa de passagem da digesta ruminal decorrente do alto teor de umidade e baixo teor de fibra da palma.
Thesagro: Bovino
Gado Leiteiro
Planta Forrageira
Cochonilha
Palma Forrageira
Gordura
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 232).
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeito-da-substituicao-de-palma-miuda-por-palma-orelha-de-elefante.pdf127.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace