Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106843
Título: Estrutura do dossel, massa de forragem e produção de leite em pastagem de cultivares de Brachiaria sp.
Autoria: JAGUARIBE, T. L.
SOARES, N. A.
RODRIGUES, P. R.
BELLAN, J. de S. L. N.
PACIULLO, D. S. C.
MORENZ, M. J. F.
GOMIDE, C. A. de M.
Afiliação: Thais Lempke Jaguaribe, UFJF; Natália Ávila Soares, UFMG; Patrícia Rosário Rodrigues, UFMG; Júlio de Sales Lima Neto Bellan; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; MIRTON JOSE FROTA MORENZ, CNPGL; CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 23., 2019, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2019. (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 234).
Páginas: 4 p.
Conteúdo: Resumo: O trabalho foi conduzido para avaliar o potencial forrageiro de duas novas cultivares de Brachiaria sp. (BRS Paiaguás e BRS Ipyporã). Os pastos foram manejados sob lotação rotacionada com dois dias de ocupação buscando um rebaixamento do dossel forrageiro de 50% da altura em pré-pastejo. O período de descanso correspondeu ao tempo necessário para o alcance de 95% de interceptação luminosa. O ensaio foi conduzido no delineamento de reversão completa (switchback). Utilizou-se 10 vacas Holandês x Zebu, logo após o pico de lactação, sendo 5 para cada tratamento, além de vacas secas quando necessário par ao alcance do rebaixamento do dossel. Foram avaliadas a produção de forragem, a estrutura do dossel e a produção de leite por vaca e por hectare. A maior altura do dossel em pré-pastejo foi observada para a cultivar BRS Paiaguás (67 cm) em relação a BRS Ipyporã (42 cm). A BRS Ipyporã apresentou maior relação folha/colmo, maior densidade volumétrica e maior percentagem de folha. A cultivar BRS Paiaguás apresentou maiores valores de massa de forragem total e maior taxa de lotação, mas a massa de folha em pré-pastejo não variou entre as cultivares. A produção diária de leite por vaca não diferiu entre as cultivares, observado o valor médio de 14,8 L L/vaca.dia. A maior taxa de lotação da BRS Paiaguás proporciona maior produção de leite por hectare em relação à BRS Ipyporã (107 X 94 L/ha.dia). Ambas as cultivares apresentam bom potencial de produção de leite por vaca e por hectare.
Thesagro: Taxa de Lotação
Produtividade
Palavras-chave: Massa de folhas
Relação folha/colmo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01.ThaisGomideXXIIIWorkshopPIBICFAPEMIG21.02.19.pdf395,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace