Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119770
Título: Efeito da integração lavoura pecuária floresta (iLPF) sobre a área foliar da soja.
Autoria: CAMARGO, D.
SOUZA, A. L. de
FALLGATTER, J.
MARQUES, J. A. de B.
OLIVEIRA, F. L. de
BEHLING, M.
Afiliação: DIEGO CAMARGO, UFMT, Sinop-MT; ANDRÉ LUIZ DE SOUZA, UFMT, Sinop-MT; JONAS FALLGATTER, UFMT, Sinop-MT; JAIRO ALEX DE BARROS MARQUES, UFMT, Sinop-MT; FÁBIO LINSBINSKI DE OLIVEIRA, UFMT, Sinop-MT; MAUREL BEHLING, CPAMT.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 3.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 8., 2019, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2019. p. 28.
Conteúdo: A cultura da soja apresenta menor acúmulo de fitomassa e taxa crescimento quando submetida a baixa intensidade luminosa. Na ILPF, são escassos os trabalhos que avaliam a influência do componente florestal sobre a formação da superfície foliar da soja. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do componente florestal sobre as características morfológicas das folhas da soja. Os tratamentos avaliados foram: 1) Lavoura (LE): sistema de cultivo exclusivo de soja; 2) ILPF-S: ILPF de eucalipto em faixas de linhas triplas (3(3,5 m x 3 m) + 30 m), na orientação leste-oeste que no quarto ano foi desbastado para renque de linhas simples (3 m x 37 m); 3) ILPF-T: ILPF de eucalipto em faixas de linhas triplas (3(3,5 m x 3 m) + 30 m), na orientação leste-oeste que no quinto ano sofreu desbaste seletivo com remoção de 50% das árvores. O delineamento experimental é de blocos casualizados com quatro repetições. O índice de área foliar (IAF) da soja foi realizado pelo método direto (destrutivo), através da coleta do segundo par de folha trifoliada completamente desenvolvida no estádio de desenvolvimento R5 da soja, sendo cinco folhas coletadas nas posições 3, 6, 10 e 15 metros de distância do renque central em quatro transectos na face sul e norte (FS e FN) de cada parcela, em um total de 20 folhas por posição, e na LE foram coletados cinco pontos aleatórios totalizando 25 folhas por parcela. Durante o crescimento da soja a maior projeção de sombra ocorreu no período da manhã, acima de 20 metros, as sete horas da manhã voltada para a face norte do renque, e apenas no final da tarde ocorre projeção da sombra para a face sul. Os tratamentos não diferiram (p > 0,33) para a área foliar específica (AFE). A massa de folhas secas de soja (MFS) diferiram entre os tratamentos (p>0,04) e o índice de área foliar foram menores na LE e não houve diferença entre o renque simples e triplo (p<0,14). O IAF da soja na LE foi de 3,8 m² m-² e nos ILPF`s 3,15 m² m-². Próximo ao renque das árvores ocorreu redução da MFS e do IAF, principalmente, aos 3 metros na face sul e aos 3 e 6 metros na face norte. Na ILPF ocorre redução da área foliar da soja para aquisição de luz devido a redução da massa de folhas da soja próximo as árvores de eucalipto.
Thesagro: Soja
Palavras-chave: Sistemas integrados
Integracao lavoura-pecuaria-floresta
Ilpf
Mato Grosso
Sinop-MT
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019cpamtmaurelbehlingefeitoilpfareafoliarp28.pdf206,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace