Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119922
Title: Efeito da adubação em Ochroma pyramidale sobre o estoque de carbono no solo.
Authors: CARAVINA, S. M.
ZOLIN, C. A.
BEHLING, M.
MAGALHÃES, C. A. de S.
SANTIN, J. C.
MATOS, E. da S.
Affiliation: SANDRO MARCELO CARAVINA, UFMT, Sinop-MT; CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT; MAUREL BEHLING, CPAMT; CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT; JULIO CESAR SANTIN, UFMT, Sinop-MT; EDUARDO DA SILVA MATOS, SIRE.
Date Issued: 2019
Citation: In: MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFMT, 11., 2019, Cuiabá, MT. Resumos [eletrônico]... Cuiabá, MT: UFMT, 2019. não paginado.
Description: Os plantios florestais apresentam-se como estratégia para sequestro de carbono no âmbito dos mecanismos de desenvolvimento econômico limpo. O objetivo deste trabalho é avaliar se a adubação do pau de balsa aumenta os estoques de carbono no solo, aos três e sete anos de plantio. Foram avaliados os níveis de adubação zero, uma e duas vezes a dose referência usada nos plantios comerciais, em delineamento de blocos casualizados com três repetições para a camada de 0-0,30 m. Adicionalmente para fins de comparação quanto ao estoque de carbono no solo foi considerado o pasto bem manejado que existia antes do início do experimento (Tempo Zero), área com pastagem degradada e mata nativa; além de estimar o estoque de carbono total do sistema solo-biomassa. Como resultado, temos que o reflorestamento com pau de balsa independente do manejo nutricional aumenta o estoque de carbono no solo e o estoque de carbono solo-biomassa, com aumento da adubação o armazenamento de carbono é superior ao sistema de pastagem bem manejada ou degradada. O plantio de pau de balsa pode ser uma alternativa de intensificação sustentável no uso e conservação do solo antecipando o retorno do estoque de carbono no solo à condição natural da mata nativa no ecótono Cerrado/Amazônia.
Thesagro: Conservação do Solo
Ochroma Pyramidale
Keywords: Pau-de-balsa
Intensificacao sustentavel
Sequestro de carbono
Ecotono cerrado/amazonia
Mato Grosso
Sinop-MT
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019cpamtciromagalhaesefeitoadubacaoochromapyramidaleestoquecarbonosolo.pdf86.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace