Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125403
Título: Determinação do nível de dano causado pelo ataque de organismos fitófagos, especialmente ácaros, em acessos de amendoim forrageiro no estado do Acre.
Autoria: PAULA, V. M.
SANTOS, R. S.
MAGALHÃES, L. C.
DANTAS, E. M. R. da S.
OLIVEIRA, L. C. de
MESQUITA, A. Q. de
Afiliação: Valdemar Matos Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, bolsista de iniciação científica Pibic/CNPq na Embrapa Acre; RODRIGO SOUZA SANTOS, CPAF-AC; Lídia Cunha Magalhães, União Educacional do Norte, bolsista de iniciação científica Pibic/CNPq na Embrapa Acre; Eva Maria Rodrigues da Silva Dantas, União Educacional do Norte, bolsista de iniciação científica Pibic/CNPq na Embrapa Acre; LUIS CLAUDIO DE OLIVEIRA, CPAF-AC; ADRIANO QUEIROZ DE MESQUITA, CPAF-AC.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 2., 2019, Rio Branco, AC. A Contribuição da ciência para a agropecuária no Acre: anais. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2020.
Páginas: p. 23-29.
Conteúdo: O ácaro-fitófago (Tetranychus ogmophallos) é considerado uma importante praga do amendoim forrageiro no estado do Acre. Assim o objetivo deste trabalho foi determinar o nível de dano causado pelo ácaro T. ogmophallos em amendoim forrageiro (Arachis pintoi (Kaprov & Gregory) cv. Belomonte), na Fazenda Guaxupé, localizada no município de Rio Branco, AC (09º57'52.33"S; 68º06'4.27"O). O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, em parcelas de 3 m x 3 m (9 m2), com seis repetições para cada tratamento, sendo dois tratamentos (T = aplicação de acaricida; C = sem aplicação). A avaliação foi feita com auxílio de um quadrado de 1 m2, com coleta de 20 folhas/parcela, sendo avaliadas as variáveis: 1) % de cobertura do amendoim forrageiro nas parcelas; 2) % de infestação do ácaro nas parcelas; 3) severidade da infestação e verificação de ocorrência do ácaro nas parcelas. Ademais, foi medido o teor de clorofila nas plantas, com uso de medidor de clorofila portátil, avaliando 20 folíolos por parcela (cinco por quadrante). O nível de dano causado em Arachis não foi significativo entre as parcelas, entretanto, nas parcelas com tratamento fitossanitário, a velocidade de recomposição do amendoim forrageiro foi mais rápida. O objetivo deste trabalho foi determinar o nível de dano causado por esse ácaro, em acessos de amendoim forrageiro no município de Rio Branco, AC.
Thesagro: Leguminosa Forrageira
Praga de Planta
Ácaro
NAL Thesaurus: Forage legumes
Plant pests
Mites
Palavras-chave: Tetranychus ogmophallos
Amendoin forrageiro
Forage peanut
Cacahuetes forrajeros
Arachis pintoi cv Belmonte
Leguminosas forrajeras
Plagas de plantas
Fazenda Guaxupé
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Série: (Embrapa Acre. Eventos técnicos & científicos, 2).
Notas: Editores técnicos: Virgínia de Souza Álvares; Fabiano Marçal Estanislau.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27040.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace