Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126474
Title: Manejo de adubação fosfatada no cultivo do milho sob sistema plantio direto em diferentes densidades populacionais no Oeste do Pará.
Authors: VELOSO, C. A. C.
CARVALHO, E. J. M.
SILVA, A. R.
SILVEIRA FILHO, A.
Affiliation: CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; AUSTRELINO SILVEIRA FILHO, CPATU.
Date Issued: 2020
Citation: Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 82499-82506, oct. 2020.
Description: Na cultura do milho (Zea mays L.), um dos mais importantes cereais cultivados e comercializados no mundo, o suprimento inadequado de fósforo (P) é considerado um dos principais fatores limitantes da produtividade de grãos. Também a densidade inadequada de plantas é uma das causas dos baixos rendimentos das lavouras de milho no Brasil. Entre os diversos fatores condicionantes da produtividade, o uso de cultivares de alto valor agronômico, o emprego de fertilizantes e populações adequadas de plantas, mostram-se capazes de proporcionar altos rendimentos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficiência da adubação fosfatada em relação à população de plantas na produtividade de plantas de milho sob sistema de plantio direto no município de Belterra, no estado do Pará. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 4, com três repetições. Assim, avaliou-se na cultura do milho a influência da densidade populacional e de doses de fósforo na produtividade. O trabalho foi instalado no ano agrícola de 2016/2017 e teve tratamentos representados de quatro doses de fósforo: (0; 60; 120 e 180 kg ha-1 de P2O5) na forma de superfosfato triplo, combinadas com quatro densidades de plantio: 45.000; 55.000; 65.000 e 75.000 plantas ha-1. O milho responde à densidade, independente da dose de fosforo utilizada, a produtividade mostrou-se superior na população de 55.000 em relação à de 45.000 plantas.ha-1. Verificou-se que com o aumento das doses de fósforo, no geral, aumentava o valor da produtividade de milho. Em todas as variáveis estudadas, houve efeito significativo para as doses de P, porém, para a interação modo de aplicação versus doses de fósforo, não verificou-se efeito significativo.
Thesagro: Milho
Zea Mays
Fertilizante
Adubação
Fósforo
Sistema de Cultivo
Plantio Direto
DOI: 10.34117/bjdv6n10-616
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rev-Brazilian-Journal-P-x-Densidade-Out2020.pdf251.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace