Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140210
Título: Estabelecimento de porta-enxertos cítricos sob copa de laranjeira pera em Nova Mutum, MT.
Autoria: DEON, A.
RONCATTO, G.
ROMANO, M. R.
GIRARDI, E. A.
SOARES FILHO, W. dos S.
Afiliação: ALINE DEON, UFMT, Sinop-MT; GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; MARCELO RIBEIRO ROMANO, CNPMF; EDUARDO AUGUSTO GIRARDI, CNPMF; WALTER DOS SANTOS SOARES FILHO, CNPMF.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 113-116.
Conteúdo: A setor citrícola brasileiro está em transformação com os danos crescentes causados pela doença HLB (?Huanglongbing?) nos pomares de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A erradicação de pomares comerciais contaminados, os riscos e custos para implantar e conduzir pomares rentáveis têm levado ao desestímulo da atividade nas regiões tradicionais de produção. Regiões pouco tradicionais no cultivo ou mesmo aquelas tradicionais onde a citricultura é explorada com baixos níveis tecnológicos, mas ainda livres do patógeno causador do HLB, estão despertando o interesse de agroindústrias e de produtores rurais em busca de alternativas de produção. Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a citricultura ainda é incipiente em produção, tecnologia e pesquisa, são fronteiras agrícolas no alvo de novos investimentos. Os porta-enxertos de plantas cítricas afetam mais de 20 características hortícolas e patológicas da variedade copa (Castle et al., 1993). O Brasil tem pouca diversidade de porta-enxerto em uso comercial e cerca de 80% dos pomares em produção são com variedades copa enxertadas em limoeiro ?Cravo? (Citrus limonia Osbeck). Esse porta-enxerto é tolerante à seca e com bom comportamento em solos arenosos, apresenta tolerância à tristeza dos citros e induz à copa precocidade na produção e alta produtividade de frutos de qualidade regular, no entanto, em Mato Grosso, esse porta-enxerto tem levado a frustação de iniciativas pela sua alta suscetibilidade à gomose dos citros (Phytophthora spp.), doença que no Mato Grosso encontra condições edafoclimáticas ideais para o desenvolvimento. Diante do exposto, a pesquisa com a seleção de material genético de citros, em especial de porta-enxertos adaptados às condições do estado deve ser priorizada para dar maior segurança aos investidores nessa cadeia do agronegócio. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho de porta-enxertos na fase de estabelecimento da cultura da laranjeira ?Pera?.
Thesagro: Citricultura
Planta Porta-Enxerto
Laranja Pêra
Gomose
Palavras-chave: Huanglongbing
Citrus limonia Osbeck
Nova Mutum-MT
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-cpamt-gr-estabelecimento-porta-enxerto-citricos-copa-laranjeira-pera-nova-mutum-p-113-116.pdf384,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace