Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143770
Title: Compactação de um Latossolo Amarelo sob pastagem submetida a diferentes métodos de introdução de leguminosas forrageiras.
Authors: TOWNSEND, C. R.
COSTA, N. de L.
MENDES, A. M.
PEREIRA, R. G. de A.
NASCIMENTO, L. E. da S.
MAGALHAES, J. A.
Affiliation: CLAUDIO RAMALHO TOWNSEND, CPAF-RO; NEWTON DE LUCENA COSTA, CPAF-RR; ANGELO MANSUR MENDES, CPAF-RO; RICARDO GOMES DE ARAUJO PEREIRA, CPAF-RO; LUCIA ELENÍCIA DA SILVA NASCIMENTO, FACULDADE MONTENEGRO; JOAO AVELAR MAGALHAES, CPAMN.
Date Issued: 2012
Citation: PUBVET, Londrina, v. 6, n. 13, Ed. 200, Art. 1339, 2012.
Pages: 13 p.
Description: Em Porto Velho, Rondônia, foram avaliados os efeitos de diferentes métodos de introdução de leguminosas forrageiras sobre a compactação e a umidade de um Latossolo Amarelo distrófico, textura argilosa, sob pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu em processo de degradação. Foi adotado o delineamento experimental de blocos ao acaso com três repetições, em arranjo fatorial 2 x 5 x 2 x 10 representados pelas leguminosas (Desmodium ovalifolium ou Pueraria phaseoloides), métodos de estabelecimento/preparo do solo (roço, aração, gradagem, aração + gradagem e plantio manual com matraca), adubação fosfatada (0 e 50 kg ha-1 de P2O5) e 10 profundidades do solo (camadas de 5 cm no perfil de 0 a 50 cm) quando se avaliou a resistência à penetração, para umidade foram 2 profundidades (camadas de 15 cm no perfil do solo 0 a 30 cm). A resistência à penetração foi determinada com auxilio de penetrômetro de impacto, modelo IAA/Planalsucar-Stolf em cinco pontos das parcelas, e a umidade por diferença no peso inicial e final após secagem de amostras deformadas. Independentemente da intensidade de preparo do solo e da fosfatagem a introdução das leguminosas forrageiras propiciou redução na resistência à penetração do solo, com destaque ao D. ovalifolium, esse efeito foi mais evidente quando conciliado ao método de maior revolvimento do solo (gradagem + aração), notadamente na camada superficial (0 a 15 cm).
Thesagro: Brachiaria Brizantha
Desmodium Ovalifolium
Pueraria Phaseoloides
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Compactacao.pdf192.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace