Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149539
Title: Caracterização dos sistemas de produção e da agricultura familiar em Nova Friburgo (Rio de Janeiro, Brasil), após evento climático extremo: fragilidades e potencialidades.
Authors: ANTONIO, G. J. Y.
ASSIS, R. L. de
AQUINO, A. M. de
Affiliation: GERSON JOSÉ YUNES ANTONIO, UFRRJ; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB.
Date Issued: 2022
Citation: DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.
In: ARAUJO, F. de CA. D.
Pages: p. 288-302
Description: O desenvolvimento sustentável pressupõe as relações sociedade-natureza. Assim, é necessário uma compreensão integrada da realidade socioeconômica sob a perspectiva da dinâmica dos processos de ocupação do território. Os objetivos deste artigo consistem em apresentar um diagnóstico da agricultura familiar do município de Nova Friburgo - RJ, a partir da percepção das famílias agricultoras, após o evento climático extremo ocorrido em janeiro de 2011, além da proposta de caracterização dos sistemas de produção, com suas fragilidades e potencialidades do ambiente e da sociedade. Os dados da pesquisa foram obtidos junto às famílias agricultoras participantes nos processos de pesquisa e assistência técnica e extensão rural (ATER), por meio de entrevistas semiestruturadas. A percepção sobre as mudanças climáticas, em especial pela observação do descompasso das estações do ano e da diminuição na vazão dos corpos hídricos, passou a influenciar mudanças comportamentais com medidas preventivas de adequação, como o ajuste do plantio, postergando ou antecipando a adoção da prática da adubação verde com aveia-preta (Avena sativa) e a maior consciência no uso racional da irrigação. Conclui-se que a agricultura familiar do município poderá contribuir na retomada da sustentabilidade, entendendo como um processo de gestão social e de aprendizado a partir do evento climático extremo, por meio de ações de conservação e de adoção de práticas agroecológicas de produção de alimentos, com apoio dos agentes de desenvolvimento rural sustentável, representados pela pesquisa participativa, extensão rural coletiva e assistência técnica em agroecologia.
Keywords: Agroecologia
Gestão territorial
Tragédia climática de 2011
ISBN: 978-65-998904-0-6
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracterizacao-dos-sistemas-de-producao-e-da-agricultura-familiar.pdf9.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace