Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150616
Título: Estimação de parâmetros genéticos para características de crescimento em bovinos Nelore Mocho da Região Norte do Brasil.
Autoria: EVANGELISTA, A. F.
CAVALCANTE, D. H.
MALHADO, C. H. M.
CAMPELO, J. E. G.
CARVALHO, G. M. C.
BARROS JÚNIOR, C. P.
SOUSA JUNIOR, S. C. de
Afiliação: AMAURI FELIPE EVANGELISTA; DIEGO HELCIAS CAVALCANTE; CARLOS HENRIQUE MENDES MALHADO; JOSÉ ELIVALTO GUIMARÃES CAMPELO; GERALDO MAGELA CORTES CARVALHO, CPAMN; CÍCERO PEREIRA BARROS JÚNIOR; SEVERINO CAVALCANTE DE SOUSA JUNIOR.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: OELKE, C. A.; MORAES, G. F. de; GALATI, L. R. (org.). Zootecnia: pesquisa e práticas contemporâneas - Volume 2. Guarujá, SP: Científica Digital, 2021. Cap. 8, p. 116-126.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi estimar os parâmetros genéticos para as características peso ao desmame (P205), ao ano (P365) e sobreano (P550) de bovinos Nelore Mocho, criados na região Norte do Brasil. Foram utilizados 39.737 registros de peso pertencentes a 8.530 animais. Os parâmetros genéticos foram obtidos utilizando-se o método da máxima verossimilhança restrita (REML) sob o modelo animal, usando aplicativo computacional WOMBAT. O modelo empregado incluiu efeitos fixos de grupo de contemporâneos (sexo, fazenda, ano e estação de nascimento do animal) e idade da vaca ao parto como covariáveis (efeito quadrático), além de efeitos aleatórios genético aditivo direto, genético materno e ambiente permanente materno, adotando-se o modelo multicaracteristicas. Os coeficientes de herdabilidade direta estimados para as características estudadas foram de média a alta magnitude, variando de 0,32 (P550) a 0,50(P205), mostrando alta variabilidade genética e potencial de ganhos considerável utilizando essas características para a seleção. A herdabilidade materna foi de baixa magnitude, variando de 0,07 (P550) a 0,09 (P205) indicando diminuição do efeito materno ao longo do crescimento do animal. As correlações genéticas entre as características foram altas, positivos e superiores a 0,84, evidenciando alta associação entre as características, podendo-se obter ganhos genéticos via resposta correlacionada para P365 e P550 ao selecionar o P205. Entretanto, observam-se indicativas de que as características avaliadas são passíveis de seleção para o melhoramento genético da raça Nelore Mocho criados na região Norte do Brasil.
Thesagro: Gado Zebu
Palavras-chave: Correlação genética
Herdabilidade
Digital Object Identifier: 10.37885/210805596
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EstimacaoParametrosGeneticosBovinosNeloreMocho2021.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace