Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152509
Title: Mansoa alliacea extract improves the growth performance and innate immune response of Arapaima gigas challenged with Aeromonas hydrophila and handling stress.
Authors: DIAS, M. K. R.
YOSHIOKA, E. T. O.
RODRIGUEZ, A. F. R.
RIBEIRO, R. A.
FERNANDES, C. P.
OZÓRIO, R. O. A.
TAVARES-DIAS, M.
Affiliation: MARCIA KELLY REIS DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; ELIANE TIE OBA YOSHIOKA, CPAF-AP; ANSELMO FORTUNATO RUIZ RODRIGUEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; RICARDO AMARAL RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; CAIO PINHO FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; RODRIGO OTÁVIO ALMEIDA OZÓRIO, CENTRO INTERDISCIPLINAR DE INVESTIGAÇÃO MARINHA E AMBIENTAL; MARCOS TAVARES DIAS, CPAF-AP.
Date Issued: 2023
Citation: Acta Amazonica, v. 53, n. 1, p. 24-31, 2023.
Description: Investigou-se os efeitos da suplementação com extrato hidroalcólico de Mansoa alliacea sobre o crescimento e parâmetros sanguíneos e imunológicos de Arapaima gigas. Os peixes foram alimentados por 30 dias com dietas enriquecidas com 0, 4, 8 e 12 g kg-1 de extrato hidroalcoólico de M. alliacea e submetidos à infecção por Aeromonas hydrophila e estresse de manejo. Os peixes alimentados com 8 g kg-1 de extrato apresentaram aumento significativo no peso final, taxa de crescimento específico e eficiência alimentar quando comparados aos demais grupos. Glicose, triglicerídeos, proteínas totais e globulinas aumentaram significativamente nos peixes alimentados com 8 g kg-1 de extrato, enquanto a albumina diminuiu. O número de trombócitos aumentou significativamente com a suplementação dietética de 8 e 12 g kg-1 de extrato. Após infecção com A. hydrophila e estresse de manejo, os peixes alimentados com 8 g kg-1 de extrato apresentaram níveis significativamente mais altos de glicose, globulinas e albuminas, e os peixes alimentados com 8 e 12 g kg-1 de extrato apresentaram incremento de explosão respiratória. Os níveis de triglicerídeos decresceram nos peixes alimentados com 4, 8 e 12 g kg-1 de extrato, enquanto o número de neutrófilos aumentou, e o número total de trombócitos, leucócitos e linfócitos foi maior nos peixes alimentados com 12 g kg-1 de extrato. A suplementação com a 8 g kg-1 de extrato de M. alliacea foi eficiente em melhorar o crescimento e a imunidade inata de A. gigas, sendo potencialmente útil na piscicultura para controlar o desenvolvimento de infecções por A. hydrophila.
Thesagro: Dieta
Peixe de Água Doce
Nutrição
Nutrição Animal
Fitoterapia
NAL Thesaurus: Diet
Immunostimulants
Freshwater fish
Nutrition
Keywords: Imunoestimulante
Herbal therapy
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392202101231
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mansoa.pdf211.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace