Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1159053
Título: Evolução dos Sistema Agroflorestais e as mudanças de mercado: caso dos cooperados nipo-paraense da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé Açu, Pará.
Autoria: CAMPOS, M. V. A.
HOMMA, A. K. O.
MENEZES, A. J. E. A. de
FILGUEIRAS, G. C.
Afiliação: MARCUS VICTOR ALMEIDA CAMPOS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU; GISALDA CARVALHO FILGUEIRAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 60., 2022, Natal. Agricultura familiar, sistemas agroalimentares e mudanças climáticas: desafios Rumo aos ODS. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022.
Páginas: p. 1-19.
Conteúdo: O grande dilema na agricultura frente aos problemas socioambientais é alcançar a racionalização do dinâmico processo produtivo através da incorporação de novas tecnologias, redução dos custos de produção (mantendo níveis desejáveis de produtividade) e diminuição dos impactos ambientais, aliado a geração de maiores benefícios sociais. O presente estudo tem por objetivo principal avaliar a evolução dos sistemas agroflorestais dos cooperados descendentes de japoneses da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA) no período de 1974 até 2020. Os dados de produção e valor da produção foram obtidos através da plataforma SIDRA e no site do Censo Agropecuário 2017. As espécies analisados no presente estudo são: açaízeiro, aceroleira, cacaueiro, cupuaçuzeiro, maracujazeiro, pimenteira-do-reino e pitaya. Outro meio de coleta de dados foram os Relatórios Anuais da CAMTA, mais especificamente, avaliando o período de 1974 até o ano de 2020, a partir destes dados foi analisado o comportamento do percentual do valor de produção, ou seja, quanto em porcentagem cada espécies contribuiu para a renda total da cooperativa em um determinado ano. Para análise de dados foi utilizado o software Microsoft Office Excel 2019 para a elaboração de tabelas, e de gráficos de linha para melhor representarem o comportamento da porcentagem ao decorrer do tempo.
Thesagro: Custo de Produção
Tecnologia
Impacto Ambiental
Palavras-chave: Sistema agroflorestal
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Evolucao-dos-Sistema-Agroflorestais.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace