Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165290
Title: Estimativa da transpiração da uva BRS Melodia pelo método da sonda de dissipação térmica;
Authors: SOARES, B. do N. R.
FRAGA JÚNIOR, L. S.
BARBOSA, A. M. F.
LEAO, P. C. de S.
MOURA, M. S. B. de
Affiliation: BRUNO DO NASCIMENTO RODRIGUES SOARES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; LUCIANO SOBRAL FRAGA JUNIOR, FUNDAÇÃO DE AMPARO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO; ALINY MILLA FREIRE BARBOSA, UNIVERSIDADE FE- DERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.
Date Issued: 2023
Citation: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
Pages: p. 43.
Description: A transpiração (TR) é um importante parâmetro para quantificar a demanda hídrica das culturas e calcular a lâmina de irrigação. O uso do método da sonda de dissipação térmica permite estimar a TR, uma vez que presume a equivalência entre o fluxo de seiva (FS) e o fluxo transpiratório nas folhas em escala diária. O objetivo deste trabalho foi estimar a transpiração da uva ‘BRS Melodia’ utilizando o método da sonda de dissipação térmica. O trabalho foi realizado na Fazenda Colinas do Vale, no município de Petrolina, PE, em um parreiral da uva ‘BRS Melodia’ conduzido em sistema de latada, com e sem cobertura plástica (CP). A TR foi monitorada em 12 plantas, com sondas de 1,0 cm de comprimento, conectadas a um sistema de aquisição de dados construído na Plataforma Arduino com o conversor analógico-digital HX711, de 24 bits. Foi calculada a evapotranspiração de referência (ETo) por meio de uma estação meteorológica automática. A TR da videira (Vitis spp.) antes da instalação da CP foi da ordem de 1,53 mm dia-1; passando para 1,29 mm dia-1 após a CP, enquanto as plantas sem CP tiveram aumento da TR (1,72 mm dia-1). Após a colheita, durante o repouso vegetativo, a TR foi de 1,03 mm dia-1 e de 1,36 mm dia-1, respectivamente nas áreas com e sem CP. Dessa forma, foi possível estimar a transpiração e calcular o coeficiente basal (Kcb) da cultura, que foi igual a 0,51 na área sem CP e apresentou redução de 25% nas plantas cobertas com plástico. O Kcb é um indicador muito útil para a quantificação da lâmina de irrigação. Assim, foi possível estimar a TR da videira com o método da dissipação térmica, captando a influência da cobertura plástica e das fases fenológicas na transferência de água para a atmosfera.
Thesagro: Uva
Irrigação
NAL Thesaurus: Grapes
Keywords: BRS Melodia
Coeficiente basal de cultivo
Fluxo de seiva
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estimativa-da-transpiracao-da-uva-BRS-Melodia.pdf427.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace