Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165868
Title: Avaliação da qualidade e rendimento de maçãs em pomar conduzido no sistema orgânico de produção com diferentes manejos da cobertura do solo.
Authors: PELIZZA, T. R.
VARGAS, L.
MAFRA, A. L.
NOHATTO, M. A.
AMARANTE, C. V. T. do
MUNIZ, F.
PANISSON, C.
Affiliation: TÂNIA REGINA PELIZZA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; LEANDRO VARGAS, CNPT; ÁLVARO LUIZ MAFRA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; MARCOS ANDRÉ NOHATTO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; CASSANDRO VIDAL TALAMINI DO AMARANTE, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; FÁBIO MUNIZ, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; C. PANISSON, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA.
Date Issued: 2006
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 19., 2006, Cabo Frio. Frutas do Brasil: saúde para o mundo: palestras e resumos. Cabo Frio: Sociedade Brasileira de Fruticultura; Campos dos Goytacazes: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2006.
Pages: p. 500
Description: A demanda por alimentos saudáveis e livres de contaminantes tem aumentado entre os consumidores e assim surgem os produtos orgânicos como forma de suprir essa necessidade. No Brasil, a taxa de crescimento anual de produtos orgânicos é estimada em 50%. Em Santa Catarina, no ano de 2001, havia um total de 706 produtores orgânicos, ocupando uma área de 5.922,24 ha, sendo 275 produtores de frutos orgânicos. Com o objetivo de avaliar a qualidade e o rendimento de frutos de macieiras 'Imperial Gala', conduzidas em pomar orgânico, instalou-se um experimento a campo na Embrapa Uva e Vinho, Estação de Fruticultura de Clima Temperado, em Vacaria-RS, em abril de 2005. O pomar encontra-se com quatro anos de idade, sendo este o primeiro ano de produção. O experimento contou com 13 tratamentos de manejo da cobertura do solo: capina, sombrite, serragem, acículas de pinus, capim-rabo-de-burro, azevém, material nativo, plástico preto, aveia preta+ervilhaca, aveia preta+nabo, roçada, testemunha infestada e aveia preta. Os tratamentos que incluem asplantas de cobertura de inverno foram semeadas no mês de abril de 2005. A capina foi efetuada quinzenalmente e a roçada a cada 30-40 dias. No mês de setembro foram montados os demais tratamentos. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com três repetições, cada repetição com três a cinco plantas. Os frutos foram colhidos na maturação comercial, no mês de fevereiro de 2006, e analisados quanto ao estádio de maturação e qualidade. Não houve efeito significativo das coberturas de solo na qualidade, maturação e no número de frutos/planta, no primeiro ano de produção. Para o índice % de cor vermelha na casca, os valores médios variaram entre 20 e 90% (o que indica presença de frutos maduros e frutos verdes no momento da colheita); a firmeza de polpa esteve entre 82 e 101 N; sólidos solúveis totais de 10,1 a 14,1 ºBrix; acidez de frutos entre 0,36 e 0,56 meq/l00mL; iodo-amido entre 2,5 a 4,1; cor de fundo do lado verde com valores de L entre 44 a 67 e de H entre 35 a 104; cor de fundo do lado vermelho com valores de L entre 36-44 e de H entre 24 a 36. O número de frutos por parcela variou de O a 11, indicando pequena quantidade de frutos.
Thesagro: Malus Domestica
Maturação
Qualidade
Sistema de Produção
Maçã
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
avaliacao-da-qualidade-e-rendimento-maca.pdf114.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace